CHUVAS. Schirmer decreta Emergência e quer ajuda das Forças Armadas, para minorar situação da cidade
Nesta tarde, a chuva intermitente e os prejuízos dela decorrentes, levaram o prefeito Cezar Schirmer a decretar “situação de emergência” em Santa Maria. O que isso significa, as circunstâncias e as consequências você fica sabendo em material originalmente publicado na versão online de A Razão. Tambem tem, lá embaixo, um linque para semelhante reportagem produzida pela assessoria de imprensa da Prefeitura e outra para mais informações acerca da situação da cidade. A reportagem é de Fabrício Minussi e Joyce Noronha, com fotos de Gabriel Haesbaert. Acompanhe:
“Prefeito de Santa Maria decreta emergência e pede ajuda às Forças Armadas…
…A Prefeitura de Santa Maria acaba de decretar situação de emergência, em coletiva na tarde desta sexta-feira (9), devido aos estragos provocados pela chuva. O executivo também solicitou intervenção das Forças Armadas para auxiliar na recuperação de danos, principalmente provocados em pontes da cidade e da região. Esta é a primeira vez que é decretada situação de emergência em todo o município…
…O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) se reunirá com secretários da cidade para fazer um levantamento prévio dos estragos. Este relatório será encaminhado para o Governo do Estado, para ser homologado. Schirmer afirmou que a prioridade no momento é atender as famílias que perderam suas casas e objetos pessoais.
O decreto permite que a Prefeitura retire temporariamente receita de algumas secretarias do município para usar na recuperação da cidade. Como as chuvas ainda não cessaram, não há como estimar o valor total do prejuízo, mas até o momento são 12 pontes destruídas da região. O decreto é válido por 180 dias.
Na manhã desta sexta-feira, Schirmer se reuniu com o o secretário Estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, para discutir a situação da cidade. també, participaram do encontro o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente Coronel Alexandre Martins de Lima; e o assessor do Gabinete do Governador, Beto Fantinel.
Jacini esteve, ontem, em São Borja e Santiago, também verificando a situação nesses municípios. Ao se deslocar para Santa Maria na manhã de hoje o secretário foi surpreendido pelo interdição do acesso ao lado da ponte sobre o Rio Toropi, que foi tomado pela água. Ele e sua equipe foram obrigados a desviar o trajeto a Santa Maria por Rosário do Sul….”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL CLIQUE AQUI
PARA CONFERIR OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DA CIDADE EM FUNÇÃO DAS CHUVAS, CLIQUE AQUI
LEIA TAMBÉM:
“Com o secretário de Segurança e força-tarefa de Defesa prefeito anuncia “Situação de Emergência””, de André Campos, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.