Meio AmbienteSanta Maria

CIDADE. Chuva volta forte na terça e ainda há 9 mil sem energia elétrica. Protestos em três regiões de SM

AES Sul já conseguiu energizar todos os bairros e trabalha para restabelecer o fornecimento
AES Sul já conseguiu energizar todos os bairros e trabalha para restabelecer o fornecimento

De acordo com previsão do Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (Gruma), embora não deva chover durante o dia, nesta segunda-feira, na terça vem um grande volume de chuva, inclusive com risco de temporal de granizo. Conforme reportagem DISPONÍVEL (aos assinantes ou que ainda não esgotaram a cota mensal de 10 notas gratuitas) na versão online do Diário de Santa Maria, sol, meeesmo, só lá por quinta ou sexta.

Isso significa, objetivamente, que a cidade deve estar preparada. Não será, acredita-se, com a mesma intensidade e os mesmos prejuízos da semana passada, mas é melhor não descuidar. Afinal, embora o abastecimento de água tenha sido normalizado, há 9 mil residências (ou empresas) santa-marienses que entram a semana sem energia elétrica.

Diga-se que em pelo menos três regiões da cidade, a população simplesmente não aguentou a demora e foi à rua para os mais variados protestos, inclusive o bloqueio da BR 392, no Passo das Tropas, no sábado. No domingo, foi a vez de moradores dos bairros Itararé e Salgado Filho se revoltarem com a situação e se manifestarem com intensidade, como REGISTRA reportagem do jornal A Razão.

Especificamente em relação à falta de energia e o que a concessionária está fazendo (ou não), vale conferir o material disponível na versão online de A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi, com fotos de Deivid Dutra (poste) e Fabrício Minussi (Salgado Filho). A seguir:

Moradores das regiões do Passo das Tropas, Itararé (foto) e Salgado Filho trancaram o trânsito
Moradores dos bairros Passo das Tropas, Itararé (foto) e Salgado Filho trancaram o trânsito

9 mil seguem sem energia elétrica em Santa Maria…

Cerca de 9 mil clientes da ASES Sul seguem sem energia elétrica em Santa Maria devido a problemas no abastecimento decorrentes dos estragos provocados pelo vendável da última quinta-feira. A boa notícia é de que a concessionária já conseguiu energizar todas as regiões da cidade. Agora, a corrida é para finalizar os reparos nas regiões mais afastadas do Centro da cidade.

Mais de 30 equipes seguem trabalhando para recuperar os danos na rede de distribuição, que se resume a postes danificados e fiação da rede rompida devido a queda de árvores. De acordo com o coordenador Regional de Operação da AES Sul, Leandro Backes, todos os problemas foram mapeados. Até o meio da tarde de domingo eram cerca de 400 atendimentos pendentes. Backes não confirma o prazo de quinta-feira para o retorno da normalidade no abastecimento de luz.

“Pode ser antes, depois… Tudo vai depender das condições de acesso aos locais com problemas, o tipo do serviço a ser realizado e as condições de clima e tempo”, observou. Ele pede a compreensão das comunidades que ainda estão sem luz. “Já estamos nos bairros. Tudo está mapeado. Não podemos perder tempo”, afirmou Backes.

Na tarde de domingo equipes da AES Sul eram vistas em localidades da região Oeste, Camobi e outras regiões do perímetro urbano e rural. Entre os bairros mais populosos da cidade que permanecia sem energia até a tarde desse domingo estava o Itararé.

Na região, segundo a AES Sul, a situação deve estar normalizada até esta segunda-feira em Formigueiro, São Sepé e Agudo. “O problema maior ainda é Santa Maria, mas estamos avançando significativamente para a solução de todos os problemas”, disse Leandro Backes. Na última quinta-feira, logo após o vendaval da madrugada, mais de 80 mil clientes da AES Sul estavam sem energia elétrica.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Protestos foram tão banalizados e são tão inúteis que, quando saem no noticiário, o que mais importa é o local onde existe bloqueio de estrada.
    Achar que "protesto" ainda serve para alguma coisa é ingenuidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo