EconomiaPolítica

ECONOMIA. Carlos Costabeber e as atitudes a ser tomadas diante de um momento, por certo, diferente

“…Temos de conseguir fazer mais, com menos; copiar as boas ideias; ser persistente; apostar em projetos que estavam engavetados; ter a humildade de reconhecer os erros; buscar a simplicidade; encontrar parceiros que venham a somar; de voltar a estudar e a compartilhar conhecimentos. Quem sair na frente, certamente irá se dar bem.

Não adianta ficar reclamando, e colocando a culpa no governo e na crise. A maioria das dificuldades é criada por nós mesmos, pois caímos numa perigosa zona de conforto.

A dor deve ser um estimulo às mudanças, e não um fator de depressão e acomodação. Agora é a hora dos fortes e destemidos, para construir uma…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “A dor ensina a gemer!”, de Carlos Costabeber – graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM (instituição da qual é professor aposentado), com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com especialização em Qualidade Total no Japão e Estados Unidos. Presidiu a Cacism, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Brasileira de Distribuidores Ford. É diretor da Superauto e do Consórcio Conesul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Este mês deve haver leilão de outorga de hidrelétricas antigas, vamos ver o que sai. Haviam empresas canadenses e chinesas interessadas, pelo menos é o que noticiam.
    ANP fez leilão de 266 blocos de exploração de petróleo há alguns dias. 37 foram arrematados, pouco menos de 14%.
    Deviam distribuir fluoxetina antes de cada hasta.

  2. Última Harvard Business Review trouxe um artigo alertando que o crescimento dos lucros das grandes empresas, as grandes multinacionais, não crescerá mais no mesmo ritmo dos últimos 35 anos. Simplesmente porque o crescimento da economia mundial não será o que já foi.
    Interessante também é um mapa que mostra como variou a divisão das rendas das empresas de 1980 até 2013 conforme o continente. América do Sul contribuia com 5% em 80, agora contribui com 6%. Africa? 2 para 3%. Austrália? 4 para 5%. O grosso das rendas sai do hemisfério norte.
    Outro aspecto importante é o que vai ser objeto de disputa daqui para frente. Uma delas é o emprego. Existem milhões de chineses e indianos precisando de trabalho. Sem falar nos outros países.
    Aí vem a idéia brilhante dos desenvolvimentistas. Fechar a economia e previlegiar o empresariado local. Argumentos vão desde o nacionalismo até uma economia delirante. Cambio artificilamente desvalorizado para esconder ineficiencias. Resultado? È como se o país infligisse um embargo econômico a si mesmo.

  3. Óbvio que adianta culpar o governo. Assim a informação é disseminada e a população aprende que certas pessoas não devem ser eleitas. Além disto havia uma presunção: depois do plano real não haveriam crises graves, era só fazer não fazer "barbeiragens", a casa estava "arrumada".
    Pior, o pessoal "deixa que eu sei o que estou fazendo" resolveu que o plano real (que nunca aprovaram) não era bom, muito melhor seria implantar a política econômica do Geisel. Tinham uma chance ainda por cima, chance que foi jogada fora: podiam fazer o ajuste em 2013 ou até 2014. Só que existia uma eleição no meio do caminho.
    Voluntarismo e incompetência, "vamos baixar o juro no canetaço", "vamos baixar a conta de luz no canetaço", deu no que deu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo