CongressoNegócios

PRÉ-SAL. Já grandonas, reservas brasileiras de petróleo engordam em 2 bilhões de barris

Petróleo que vem do mar. Riqueza dos brasileiros, não de meia dúzia
Petróleo que vem do mar. Riqueza dos brasileiros, não de meia dúzia

É a discussão do momento. Quanto a mim, não me acanho: entendo que essas reservas pra lá de grandonas de petróleo na chamada camada do pré-sal tem que ser exploradas pelo Estado, via Petrobrás ou outra empresa sob controle da sociedade – e, de jeito nenhum, facilitar a vida das petrolíferas estrangeiras que nada repõem do que aqui recebem. Ponto.

Dito isto, fecho completamente com a idéia enviada ao Congresso, pelo Presidente da República. Quem quiser privatizar, que faça isso, mas assuma a responsabilidade pela opinião. Ah, e tem mais: o troco todo deve ser investido no Brasil, em infra-estrutura, educação e saúde. É isso. Somente isso. Ou tudo isso.

Ah, e agora ficamos sabendo que as nossas já gordas reservas recebem mais um reforço. E com testes confirmatórios realizados, como você pode perceber na reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, em texto assinado por Nicola Pamplona. Confira:

Petrobrás adiciona até 2 bilhões de barris às reservas do pré-sal

…A Petrobrás acrescentou de 1,1 bilhão a 2 bilhões de barris de petróleo e gás ao potencial de reservas da área do pré-sal. Segundo a companhia, esse é o volume do Projeto Guará, na Bacia de Santos, cujos testes de reservatório constataram “altíssima produtividade”.

Incluindo os Campos de Tupi e Iara e o Complexo Petrolífero Parque das Baleias, no Espírito Santo, o pré-sal brasileiro tem hoje volume de petróleo estimado em até 16 bilhões de barris.

Guará está localizado no bloco BM-S-9, 55 quilômetros a sudoeste de Tupi. A Petrobrás tem 45% do consórcio responsável pela operação do projeto e o restante é dividido entre a britânica BG (30%) e a espanhola Repsol (25%).

Segundo a estatal, o teste foi limitado a uma vazão de 7 mil barris por dia em razão do equipamento utilizado. A empresa acredita, porém, que o poço possa produzir até 50 mil barris de petróleo e gás, praticamente o mesmo que toda a produção marítima fora da Bacia de Campos.

Com o resultado do teste, Guará passa a ser a quarta área do pré-sal a ter potencial de reservas identificado. A maior, Tupi, tem entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo; Iara tem entre 3 bilhões e 4 bilhões; e o Parque das Baleias, no Espírito Santo, entre 1,5 bilhão e 2 bilhões. Com Guará, portanto, as perspectivas para o pré-sal agora variam de 10,6 bilhões a 16 bilhões de barris. As reservas atuais de petróleo no País são de 14 bilhões de barris…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo