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MÍDIA. Principal jornal da RBS em Santa Catarina deixará de circular no domingo. Será uma tendência?

diário catarinenseCerta feita, um executivo do Grupo RBS com quem o editor papeou num congresso de jornais, disse, com todas as letras: “a edição de domingo é uma grande besteira. Além de tudo, mata a de sábado”. Faz sentido. Quem convive numa redação destes jornais que circulam na domingueira (na verdade, tarde da sabatina) sabe que, às sextas, o que menos importa é o jornal de sábado. Enfim, não é por acaso que os bônus e quetais são oferecidos exatamente para a véspera do domingo. É a edição do prejuízo.

Bueno, talvez o Grupo RBS tenha dado o primeiro passo, ao acabar com  a edição de domingo do seu principal veículo em Santa Catarina, o Diário Catarinense. É, claro, apenas análise deste editor, mas estaria se configurando uma tendência a ser seguida, tanto quanto for possível fazer o mercado assimilar, por Zero Hora e também pelo concorrente Correio do Povo, e mesmo outros jornais brasileiros.

Bueno, essa é a realidade. Que procura se edulcorar com argumentos críveis e coisa e tal, para não dizer o óbvio. Ah, quais as razões públicas para que essa mudança aconteça no DC, o pioneiro veículo da RBS a extinguir a domingueira? Confira no material publicado pelo portal especializado Coletiva.Net. A seguir:

Diário Catarinense muda e extingue edição dominical

A partir de segunda-feira, 22, o Diário Catarinense passará por uma reformulação. Segundo o site Portal dos Jornalistas, uma das principais mudanças acontecerá com as edições de fim de semana, que serão unificadas e terão seus conteúdos ampliados. O jornal também mudará o foco editorial e passará a atuar como curador de conteúdo e parceiro das seis macrorregiões de Santa Catarina.

O site do veículo receberá novo layout, para ficar responsivo para desktop, tablet e mobile, com editorias bem definidas. Além disso, o jornal passará a adotar o DC como marca. A sigla, até então, era apenas apelido. A reformulação da publicação é comandada pelo editor-chefe Domingos Aquino, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês. As alterações são justificadas como antecipação às comemorações do 30º aniversário do jornal, em maio de 2016.

Para o editor-chefe, as mudanças são uma aposta no meio jornalístico. “Apesar das dificuldades por que passa a nossa indústria, o Grupo RBS dá aqui uma clara demonstração de que acredita no meio jornal. Investiu muito em pesquisa e tecnologia para chegar a esse projeto, que representa uma mudança profunda no nosso mindset”, explica.

Segundo Aquino, o jornal estava muito focado na Grande Florianópolis e os leitores apontaram isso, chamando a atenção para a relevância de assuntos de outras regiões. As edições de sábado e domingo, que circulavam com poucas horas de diferença, serão apenas uma a partir do final de semana de 31 de outubro e 1º de novembro.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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