Tragédia

BRASÍLIA. Audiência pública na Câmara dos Deputados marca os 1.000 dias da tragédia na Kiss

POR MAIQUEL ROSAURO

Amanhã (4), na Câmara dos Deputados, uma audiência irá marcar os 1.000 dias da tragédia da boate Kiss. O evento irá destacar a situação das investigações e prevenção de novos incêndios. Leia abaixo no texto de divulgação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e Gabinete Deputado Federal Paulo Pimenta:

Audiência na Câmara marca 1.000 dias da tragédia da boate Kiss

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza na próxima quarta-feira (4) audiência pública para marcar os 1.000 dias da tragédia da boate Kiss. Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, 242 pessoas perderam a vida no incêndio que ocorreu no interior da casa noturna, localizada na cidade de Santa Maria (RS). A tragédia é considerada a segunda maior do país em número de vítimas e sobreviventes.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), foram convidados sobreviventes da tragédia e familiares das vítimas, representantes do Ministério Público do RS, da Prefeitura de Santa Maria, do Governo do Rio Grande do Sul, do Ministério da Saúde, Ministério Público da União, Ministério Público do Trabalho e os delegados responsáveis pela investigação. O objetivo, segundo explica o deputado Pimenta, é não deixar que o caso seja esquecido e evitar que novos episódios se repitam.

Impunidade
Membros da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) se mostram indignados com as decisões do Ministério Público do Rio Grande do Sul de arquivamento dos processos dos principais envolvidos no sinistro. Embora o inquérito policial tenha apontado muitos responsáveis pela tragédia, poucos foram denunciados à Justiça, reclama Paulo Carvalho, membro da AVTSM e que teve um filho entre as vítimas. “Não vamos aceitar, nunca, a covardia que está sendo feita”, garantiu. Recentemente, o Ministério Público denunciou líderes das entidades que representam familiares das vítimas por calúnia.

Lei Kiss
Após a tragédia em janeiro de 2013, a Câmara criou uma Comissão Especial para propor uma nova legislação ao país sobre prevenção e combate a incêndios em casas noturnas. De acordo com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que foi o relator da proposta na Câmara, mesmo com a tragédia, o Congresso Nacional não priorizou a votação da lei. “Dois anos depois do episódio trágico, a avaliação é que faltou sensibilidade e nada mudou na legislação”, critica. Em 2014, a matéria foi aprovada na Câmara, e há cerca de um mês, no Senado. Como o projeto recebeu emendas, o texto retornou à Câmara dos Deputados.

Pelo o projeto, as novas regras deverão ser observadas pelos estabelecimentos com capacidade igual ou superior a 100 pessoas, ou com ocupação inferior desde que ocupados, predominantemente, por idosos, crianças ou pessoas com dificuldade de locomoção, e que contenham material altamente inflamável, entre outros. Além disso, a lei estende-se a imóveis ocupados pelo Poder Público.

Entre os pontos incluídos, estão a exigência do laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros para que o Poder Público municipal forneça o alvará de licença; e a observância às normas técnicas expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou por outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (CONMETRO).

Legislações municipais e estaduais deverão definir prazos máximos para trâmite administrativo voltado à emissão de alvará de licença. Prefeitos, secretários municipais e oficiais do Corpo de Bombeiros que não observarem os prazos de tramitação incorrerão em crime de improbidade administrativa, como forma de assegurar que eles tomem as medidas necessárias para o cumprimento da lei. O texto prevê ainda que incidirão em crime, sujeito à pena de detenção de seis meses a dois anos e multa, aqueles que descumprirem as determinações do Corpo de Bombeiros Militar ou do Poder Público municipal quanto à prevenção e combate a incêndios.​

Serviço
Audiência: 1000 dias da tragédia na boate Kiss: situação das investigações e prevenção de novos incêndios
Quarta-feira (4/11/2015), às 14h
Plenário 9 das Comissões

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo