ComportamentoCrônica

CRÔNICA. Liliana de Oliveira o dia de relembrar os mortos. Mas, na verdade, talvez seja do mais que isso

“…Depois, íamos ao túmulo de meus bisavôs. Lembro que ali sempre encontrávamos algum outro parente que também se dispunha a limpá-los. Limpávamos, conversávamos, rezávamos e íamos para o túmulo da Mariazinha que ficava próximo. Minha avó era devota de Mariazinha Penna, santa popular, falecida em 1953, aos 19 anos. Ali parávamos, rezávamos e acendíamos uma vela para a santa.

Saíamos dali, olhando as fotos dos mortos, pisando sobre túmulos de outros, até chegar ao túmulo de nossa mãe. Quando ali chegávamos, abríamos a capela que guardava um terço, um vaso de flores e as fotos de minha mãe e avó, limpávamos e colocávamos novas flores. Do lado de fora, plantávamos outras flores, daquelas bem tristes, roxas, que parecem só vingar em cemitérios. Rezávamos, às vezes, chorávamos e íamos embora.…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Dia de Finados”, de Liliana Souza de Oliveira – que escreve semanalmente, as terças-feiras. Ela é graduada e Mestre em Filosofia pela UFSM. Atualmente doutoranda em Educação na mesma Universidade e professora de Filosofia do Instituto Federal Farroupilha/Campus São Vicente do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo