PolíticaPrefeituraSanta MariaTrânsitoTransporte

RUA SETE. Solução óbvia foi encampada por quem pode ajudar e o fechamento tende a não mais ocorrer

Vamos combinar: é absolutamente irracional (resguardadas sempre as circunstâncias da época em que se deu o hoje considerado problema) fechar totalmente uma passagem de nível, quando uma cancela eletrônica pode muito bem resolver, que seria uma surpresa se a solução não fosse acatada pela agência reguladora do setor de transporte terrestre.

Dito isto, à notícia: a união de todas as forças políticas, empresariais e comunitárias deu resultado. E a proposta para solucionar o problema foi acatada e deve ser encaminhada, agora, a quem tem o poder de encaminhar objetivamente a questão do fechamento da Rua Sete. Mais detalhes da reunião desta terça-feira, em Brasília, chega através do material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Tiago Machado (Divulgação). A seguir:

Presidente da ANTT acolheu lideranças políticas e empresariais de Santa Maria, contra o fechamento de uma das principais vias de acesso à zona norte. Sugestão foi acatada e seráencaminhada
Presidente da ANTT acolheu lideranças políticas e empresariais de Santa Maria, contra o fechamento de uma das principais vias de acesso à zona norte. Sugestão será encaminhada

ANNT vai recomendar ao Dnit bloqueio parcial da Rua Sete de Setembro

…A Associação Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) irá recomendar ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), que reconsidere a decisão de bloquear totalmente a passagem de nível (PN) da Rua Sete de Setembro, em Santa Maria. A decisão foi tomada após o presidente da ANTT, Jorge Bastos, receber, na tarde desta terça-feira, uma comitiva formada por lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Santa Maria, que pediram a intervenção da entidade à decisão formulada pela Justiça Federal. O assunto foi levantado com exclusividade por A Razão.

Durante o encontro, a Prefeitura propôs como alternativa o bloqueio parcial da via com a possibilidade da colocação de uma cancela eletrônica no local. A ANTT acolheu a reivindicação da comitiva e irá se somar a uma defesa técnica que deverá ser elaborada e entregue à associação.

A determinação de fechar o bloqueio de veículos e pedestres na Rua Sete seria uma contrapartida da Prefeitura, após a conclusão da obra do Viaduto da Gare, no prolongamento da Avenida Rio Branco. O compromisso foi assumido através de convênio assinado com o Dnit, em 2004, pelo então prefeito Valdeci Oliveira. A passagem não foi fechada e o caso foi nparar na Justiça Federal, tendo sido julgado em última instância, ainda em outubro.

Prefeitura, Câmara, lideranças empresariais e comunitárias de Santa Maria já se manifestaram de forma contrária à decisão e o encontro em Brasília, visou equacionar um acordo que pode culminar com a colocação de uma cancela eletrônica no local, no lugar do bloqueio total do acesso.

Por dia, passam cinco composições férreas por dia, sendo duas de madrugada, o que não justificaria o fechamento do local. O prefeito Cezar Schirmer já determinou a colocação de barras de concreto na via em cumprimento à demanda judicial. Isso deverá ocorrer após a ATU apresentar o reordenamento de itinerários e paradas de ônibus no local.

Participam do encontro com o presidente da entidade o prefeito Cezar Schirmer (PMDB); os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB); os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Cezar Gehm (PMDB); o diretor da Empresa Planalto, Pedro Teixeira; o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Luiz Fernando Maffini; e o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Hideraldo Caron. O deputado federal Paulo Pimenta (PT), não pôde comparecer devido a agenda no Congresso Nacional.

Outro que tinha presença confirmada e não compareceu ao encontro foi o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

A versão da Prefeitura Municipal para a reunião (AQUI)

A versão do deputado Valdeci Oliveira para o encontro (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Precisaram ir meia dúzia de políticos,com diária$$$$, para conseguir o que todos sabiam. Esta viagem custou msis do que a cancela a ser instalada.
    Parabéns pela conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo