RUA SETE. Solução óbvia foi encampada por quem pode ajudar e o fechamento tende a não mais ocorrer
Vamos combinar: é absolutamente irracional (resguardadas sempre as circunstâncias da época em que se deu o hoje considerado problema) fechar totalmente uma passagem de nível, quando uma cancela eletrônica pode muito bem resolver, que seria uma surpresa se a solução não fosse acatada pela agência reguladora do setor de transporte terrestre.
Dito isto, à notícia: a união de todas as forças políticas, empresariais e comunitárias deu resultado. E a proposta para solucionar o problema foi acatada e deve ser encaminhada, agora, a quem tem o poder de encaminhar objetivamente a questão do fechamento da Rua Sete. Mais detalhes da reunião desta terça-feira, em Brasília, chega através do material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Tiago Machado (Divulgação). A seguir:
![Presidente da ANTT acolheu lideranças políticas e empresariais de Santa Maria, contra o fechamento de uma das principais vias de acesso à zona norte. Sugestão foi acatada e seráencaminhada](https://img.claudemirpereira.com.br/2015/11/rua-sete1.jpg)
“ANNT vai recomendar ao Dnit bloqueio parcial da Rua Sete de Setembro…
…A Associação Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) irá recomendar ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), que reconsidere a decisão de bloquear totalmente a passagem de nível (PN) da Rua Sete de Setembro, em Santa Maria. A decisão foi tomada após o presidente da ANTT, Jorge Bastos, receber, na tarde desta terça-feira, uma comitiva formada por lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Santa Maria, que pediram a intervenção da entidade à decisão formulada pela Justiça Federal. O assunto foi levantado com exclusividade por A Razão.
Durante o encontro, a Prefeitura propôs como alternativa o bloqueio parcial da via com a possibilidade da colocação de uma cancela eletrônica no local. A ANTT acolheu a reivindicação da comitiva e irá se somar a uma defesa técnica que deverá ser elaborada e entregue à associação.
A determinação de fechar o bloqueio de veículos e pedestres na Rua Sete seria uma contrapartida da Prefeitura, após a conclusão da obra do Viaduto da Gare, no prolongamento da Avenida Rio Branco. O compromisso foi assumido através de convênio assinado com o Dnit, em 2004, pelo então prefeito Valdeci Oliveira. A passagem não foi fechada e o caso foi nparar na Justiça Federal, tendo sido julgado em última instância, ainda em outubro.
Prefeitura, Câmara, lideranças empresariais e comunitárias de Santa Maria já se manifestaram de forma contrária à decisão e o encontro em Brasília, visou equacionar um acordo que pode culminar com a colocação de uma cancela eletrônica no local, no lugar do bloqueio total do acesso.
Por dia, passam cinco composições férreas por dia, sendo duas de madrugada, o que não justificaria o fechamento do local. O prefeito Cezar Schirmer já determinou a colocação de barras de concreto na via em cumprimento à demanda judicial. Isso deverá ocorrer após a ATU apresentar o reordenamento de itinerários e paradas de ônibus no local.
Participam do encontro com o presidente da entidade o prefeito Cezar Schirmer (PMDB); os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB); os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Cezar Gehm (PMDB); o diretor da Empresa Planalto, Pedro Teixeira; o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Luiz Fernando Maffini; e o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Hideraldo Caron. O deputado federal Paulo Pimenta (PT), não pôde comparecer devido a agenda no Congresso Nacional.
Outro que tinha presença confirmada e não compareceu ao encontro foi o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.
LEIA TAMBÉM:
A versão da Prefeitura Municipal para a reunião (AQUI)
A versão do deputado Valdeci Oliveira para o encontro (AQUI)
Assinar um convênio prevendo o fechamento irracional de uma passagem de nível é compreensível. Só rindo.
Precisaram ir meia dúzia de políticos,com diária$$$$, para conseguir o que todos sabiam. Esta viagem custou msis do que a cancela a ser instalada.
Parabéns pela conquista.