Santa MariaSegurança

CIDADE. No dia em que se anuncia a criação da DP Especializada, Santa Maria tem 51º homicídio do ano

Nova delegacia especializada terá exclusividade na investigação de homicídios em SM
Nova delegacia especializada terá exclusividade na investigação de homicídios em SM

Um jovem de 35 anos, João Amilton Teixeira Libraga, foi morto com duas facadas na noite de sexta-feira, na Vila Lorenzi, zona sul de Santa Maria. O principal suspeito da autoria é um garoto de 15 anos e as razões, se conhecidas, não foram ainda DIVULGADAS pela polícia. Pois é este o homicídio de número 51 na cidade, um a mais do que o verificado em 2014.

Por uma coincidência, essa morte violenta acontece justamente no dia em que o jornal A Razão, em sua versão online, com exclusividade, anuncia que já está criada a delegacia especializada de homicídios. Vale conferir a reportagem assinada por  Fabrício Minussi, com foto (de arquivo) de Gabriel Haesbaert. A seguir:

EXCLUSIVO: Santa Maria já tem Delegacia de Homicídios

Agora é oficial. Santa Maria terá a partir da primeira quinzena de janeiro de 2016 a Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos. A confirmação foi dada na sexta-feira pelo delegado Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz.

Segundo ele, o edital assinado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) foi publicado no Diário oficial da última quarta-feira. Agora, Meinerz aguarda a assinatura de uma portaria, pelo Chefe de Polícia do RS, Guilherme Wondracek, instituindo juridicamente a divisão de investigação.

Esta será a quarta delegacia do gênero criada no interior do RS. Outras três já funcionam em Passo Fundo, Pelotas e Caxias do Sul. A criação da Delegacia de Homicídios em Santa Maria foi um pedido feito pelo delegado Meinerz, em seu discurso de posse a frente da Regional, no dia oito de junho.

A repartição irá funcionar onde hoje está a Delegacia de Trânsito da Polícia Civil, na Rua Joana D´Arc. Além dos crimes de homicídio e de busca por desaparecidos, a equipe de investigação também ciodará das ocorrências de homicídios e embriaguez no trânsito. As demais ocorrências relacionadas a infrações de trânsito serão distribuídas pela Delegacia de Polícia Civil para os demais distritos policiais da cidade.

Um dos delegados cotados para assumir como titular da delegacia é o atual responsável pela 2ª Delegacia de Polícia (DP), delegado Marcelo Arigoni. No entanto, a confirmação do nome que chefiará a nova divisão ficará a cargo de Wondracek.

Inquéritos qualificados

De acordo com o delegado Sandro Meinerz a Criação da nova delegacia irá qualificar os inquéritos de homicídios. “Hoje, temos um alto índice de elucidação desses crimes, mas não das tentativas de homicídio, que também serão investigadas pela mesma divisão”, disse o delegado. Segundo ele a nova repartição também oportunizará a qualificação do nosso pessoal e a produção de provas mais robustas nos inquéritos instaurados.

“Vamos criar uma rede de aproximação, pois estaremos com a nova delegacia atuando apenas para uma promotoria específica e para a Vara do Júri, ou seja, o mesmo juiz e promotor. Teremos um melhor funcionamento nesse fluxograma”, avaliou Meinerz.

Hoje, o índice de elucidação de homicídios em Santa Maria é de 85%. Em 2015 já são 50 assassinatos registrados, o mesmo número verificado em 2014. Já o índice de elucidação das tentativas de homicídio é de 50%. Em 2015, foram 108 crimes desse tipo. “Isso ocorre, pois as pessoas envolvidas nesses crimes geralmente estão envolvidas em ocorrências policiais e relutam em colaborar com a investigação”, explicou Meinerz.

Sobre a resolutividade que as investigações de crimes violentos deve alcançar com a nova delegacia, Meinerz lembra que em Passo Fundo a nova divisão foi criada há dois anos e houve uma redução significativa na quantidade de homicídios, sendo que aumentou o índice de relatos encaminhados ao ministério Público. “Além do mais, vamos desafogar outras delegacias, que muitas vezes, por conta de uma investigação de homicídio, para as outras diligências por até duas semanas. As expectativas são as melhores e o tempo mostrará isso”, concluiu o delegado Regional.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo