Artigos

Um almoço em São Borja não tem preço – por Daiani Ferrari

Há uns dias, num final de semana, aconteceu um forte temporal em São Borja, coisa de muitos postes caídos, falta de energia elétrica, além das árvores que foram ao chão. Minha mãe, a Iara, liga para saber como estou todo domingo, mas com a situação que se abatia sobre a cidade, nem telefone celular tinha serviço, tanto que ela só foi conseguir me ligar na noite da segunda-feira, quando as coisas começavam a normalizar. Um questionamento surgiu nas inúmeras vezes em que tentava me ligar: “se está em emergência o telefone, como ele vai saber se minha ligação é de emergência ou não? Eu quero falar com a Daiani, e isso para mim, é uma emergência”. Ela não atentou para o fato de a tal emergência ser para números como 190 ou 193.

As coisas mudaram. Eu já sou adulta e de certa forma independente. Minha irmã fez vestibular essa semana. O Feijão (cachorro) já não existe mais. No rosto do Miguel dá para notar o sinal do tempo e eu em casa sou apenas uma visita. Visita com cartão permanente, mas visita. Felizmente, existem coisas que nunca mudam. A calçada da Serafim Vargas, em um trecho entre a Aparício Mariense e Barão do Rio Branco, em São Borja, continua sendo de pedra, e a casa da esquina continua lá, numa arquitetura antiga e mal cuidada. O tio Miro e a tia Jurema são presenças constantes. Eu continuo pedindo presentes e arrematando tudo que não serve para minha irmã e mãe.

E mais uma coisa, por mais que o tempo passe, nunca se altera. Nossos momentos mais divertidos e felizes são ao redor da mesa da cozinha, no meio-dia de sábado. Dia que, mesmo com o passar do tempo e em qualquer época do ano, é perfeito para o feijão (comida) lá de casa e as risadas e constrangimentos. Foi nessa hora, no último final de semana, que minha irmã contou a “pérola” da Iara e sua chamada de emergência. Ela, toda envergonhada, tentou dizer que a história não era exatamente essa, depois de muito relutar para que o fato não fosse revelado. Mas não teve jeito, os risos vieram e, com certeza, essa foi a grande sacada do fim de semana. E foi um almoço divertido e feliz.

Esse momento foi um dos que fizeram o final de semana em São Borja perfeito. A família ao redor da mesa é algo que não tem preço.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo