PolíticaPrefeituraSanta Maria

CORRUPÇÃO. Schirmer assina decreto executivo que prevê punição a empresas que lesarem administração

Por LUIZ OTÁVIO PRATES, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

prefeitura decretoUma das datas mais marcantes para o exercício da liberdade e da cidadania no Brasil foi comemorada nesta quarta-feira (9): o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Diversas iniciativas e manifestações permearam o país e, por consequência, as redes sociais durante todo o dia. E, em Santa Maria não poderia ser diferente. Isso porque, o prefeito Cezar Schirmer assinou o Decreto Executivo 144/2015, que regulamenta a legislação que disciplina a “Lei Anticorrupção”.

O Decreto prevê a punição de empresas por atos de corrupção contra a administração pública, com penas que variam de 1% a 5% de multa sobre o valor correspondente ao faturamento bruto da pessoa jurídica. À Controladoria e Auditoria Geral do Município (Cagem) caberá a instauração de procedimentos investigatórios, como sindicância e Processo Administrativo de Responsabilidade, com intuito de apurar eventuais fatos que venham a lesar a administração pública.

O prefeito destacou a importância da regulamentação da lei federal para Santa Maria. “É mais um importante passo que estamos dando para tornar a prefeitura mais transparente, com mais lisura e mais rigor aos procedimentos administrativos e investigatórios. E, como consequência disto, o combate à possíveis atos de corrupção, por parte de empresas privadas, que venham a lesar o Município”, enalteceu o chefe do Executivo.

Schirmer explicou as consequências da implantação da legislação para o Executivo. “A diferença é que, antes, a prefeitura só poderia investigar atos lesivos cometidos por agentes públicos. A partir da regulamentação desta legislação, caberá ao Município a instrução de procedimentos contra empresas prestadoras de serviços ou de obras que, de alguma forma, atentem contra a administração pública”, esclareceu.

O chefe do Executivo, por fim, parafraseou a frase do grande líder Ulysses Guimarães, que versa corrupção e moral. “A moral é o cerne da Pátria. A corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune, tomba nas mãos de demagogos, que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam. Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública”, disse Schirmer, em referência ao político brasileiro.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo