ELEIÇÕES. PSB/RS elege nova Executiva e reafirma pré-candidatura de Beto Albuquerque a governador
Lideranças de outras legendas também participaram do Congresso do PSB

Por Assessoria de imprensa do PSB/RS
Com o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa lotado por militantes e lideranças socialistas, o PSB gaúcho realizou, neste domingo (7), a eleição do diretório e da executiva estadual, além da escolha dos delegados para o congresso nacional. O presidente em exercício, Mário Bruck, foi eleito presidente para o triênio 2021/2023. Os socialistas também referendaram o nome do ex-deputado Beto Albuquerque ao governo do Estado.
No sábado, durante a abertura do congresso, a Rede Sustentabilidade anunciou o apoio à pré-candidatura de Albuquerque.
“Esse apoio, um ano antes das eleições, deixa claro a viabilidade do nosso projeto o Estado que pretende agregar todos que sonham e lutam por um Rio Grande que volte a ser protagonista, impulsionado pela educação, que é condutora do desenvolvimento sustentável em todas as áreas”.
Sobre o pleito do próximo ano, o presidente Mário Bruck disse estar otimista com as futuras composições partidárias para a disputa majoritária e projetou o aumento das bancadas nos legislativos federal e estadual.
“Estamos construindo e buscando alianças com outros partidos do campo democrático. Os desafios estão postos, vamos à luta com a certeza de que chegou a vez do PSB ser o protagonista do futuro que sonhamos. Aqui no Estado, estamos chegando ao final de uma gestão partidária que estruturou o partido para os desafios futuros. Nossa meta é ampliar as nossas bancadas, elegendo cinco deputados estaduais e três deputados federais. Vamos trabalhar fortemente em todos os cantos do Rio Grande para eleger o próximo governador, com Beto Albuquerque como candidato”.
Além da Rede, estiveram presentes no evento lideranças de outras siglas, como o ex-prefeito de Porto Alegre e presidente estadual do PROS, José Fortunati, o presidente estadual do PCdoB, Juliano Roso, e o presidente do PDT-RS, Ciro Simoni. O presidente do PT-RS, Paulo Pimenta, participou do evento com uma manifestação enviada em vídeo. Estiveram ainda presentes no congresso do PSB representantes do Cidadania e do Avante.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, não pode comparecer, mas enviou uma carta lida na solenidade de abertura.
“Agradeço à Direção Estadual do Rio Grande do Sul e toda sua militância pelo comprometimento que tiveram com o processo de Autorreforma do PSB. Além da participação entusiasmada, tal empenho rendeu teses interessantíssimas, que serão levadas à deliberação do XV Congresso Nacional do PSB. Importante destacar, igualmente, nossa alegria pela proposição da pré-candidatura do valoroso companheiro de Direção Nacional, Beto Albuquerque, ao governo do Estado. A Direção Nacional do partido não medirá esforços para que, junto com a seção estadual, possamos dar a esta candidatura à estatura que ele deve ter e que o povo do querido estado do Rio Grande do Sul merece”.
O presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, enviou um vídeo saudando os congressistas e desejando sucesso à nova gestão estadual.
Autorreforma
Após dois anos de debates democráticos, os socialistas também discutiram e referendaram as teses para os cinco eixos da chamada autorreforma do partido. Trata-se de uma série de mudanças propostas para a atualização do seu programa partidário e que deverão ser confirmadas em congresso nacional da sigla, previsto para o próximo ano. As discussões tiveram início na Conferência Nacional do partido, em novembro de 2019, com o objetivo de propõe soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.
“A Autorreforma chega como oportunidade ímpar para nosso partido desenhar um grande projeto nacional, onde haja progresso econômico, inclusão social e superação das desigualdades com oportunidades igualitárias para todos. Um partido socialista e democrático também deve ser humanista, solidário e inclusivo”, destacou o presidente.
Entre os presentes, estavam o deputado federal Heitor Schuch, o secretário estadual de Obras, José Stédile, o deputado estadual Dalciso Oliveira, a dirigente nacional e representante da Executiva, Mari Trindade, e o secretário Nacional da Juventude, Tony Sechi, a secretária nacional do LGBTQIA+, Tathiane Araújo, a secretária nacional da Negritude, Valneide dos Santos e a representante nacional da Mulheres do PSB, Mari Ezi, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e presidentes locais da sigla.
Veja como ficou a composição da Comissão Executiva Estadual eleita:
Executiva Estadual do PSB/RS – 2021/2023
Presidente: Mário Bruck
1º Vice-Presidente: Jefferson Muller
2º Vice-Presidente: Heitor Schuch
3º Vice-Presidente: Juliano Carvalho
4º Vice-Presidente: Elton Weber
5º Vice-Presidente: José Stédile
Secretaria Geral: Mari Trindade
Secretaria de Finanças: Anselmo Piovesan
2º Secretário de Finanças: Renato Oliveira
Primeiro Secretario: Rogério Salazar
2º Secretário: Letícia Gomes
Secretaria de Organização: Maria Elaine Tarelli
Secretaria de Formação Política: Carlos Vollmer
Secretário de Movimentos Populares e Mobilização: Vicente Selistre
Secretário Especial: Adriano Boff, Airton Hochscheid, Alessandro Dal Zotto, Antônio Elisandro de Oliveira, Beatriz Souza, Carlos Orling, Dalciso Oliveira, Dilamar de Jesus Silva, Beto Grill, Luis Alberto Bairros, Paulo Silveira, Ricardo Cougo, Vanderlan Vasconselos.
Secretaria de Mulheres: Maria Luiza Loose – Malu
Secretaria do Movimento Popular: Elói Frizzo
Secretaria da Juventude: Diego da Silva Adams
Secretaria da Negritude: Vladimir da Silva
Secretaria Sindical: Marcelo da Silveira Freitas
LGBTQIA+: Thiago Ferreira Abreu
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.