O editor supõe que o Grupo RBS, que gastou os tubos para enterrar a, consta, deficitária TVCom, para colocar no ar algo, digamos, meio inusitado, sabe o que está fazendo. Mas o fato é que a “Octo” (que ocupa o mesmo canal 36) é, como dizem os inventores da história, é mesmo “outra coisa”. O quê? Bueno, ainda se está a descobrir.
Este escriba não quer fazer juízo de mérito. Afinal, é mesmo uma novidade para a qual talvez seja necessário dar tempo. Se bem que, se o prejuízo se estender, o que é “outra coisa” será, mesmo, é coisa nenhuma. Ah, sobre a impressão inicial da Octo, vale conferir material publicado, na véspera do primeiro mês, no portal Coletiva.Net, especializado em Mídia. A foto é de Jayme Copstein. A seguir:
“Perto de completar um mês no ar, Octo ainda divide opiniões…
…Às 19h do dia 23 de novembro ocorreu a estreia de Octo, a multiplataforma de comunicação desenvolvida pelo Grupo RBS e que substituiu a TVcom. Prestes a completar um mês no ar, o canal ainda divide opiniões de telespectadores. Seu conceito principal, de ser ‘outra coisa’, é defendido pela diretora do projeto, a cineasta Flávia Moraes. Segundo ela, há propostas e metas, mas, antes de tudo, é aberto e se propõe a promover e instigar o diálogo e a colaboração entre todos.
A estreia foi pautada por situações diferenciadas à rotina de uma emissora de televisão. Com programas inferiores a meia hora, as atrações são conduzidas por grupos de três atores que fazem as vias de apresentadores. Logo na inauguração, problemas com a iluminação do estúdio foram notados pelo público, que manifestou sua reprovação nas redes sociais. A má qualidade do som em muitas intervenções, feitas através de softwares como o Skype, também foi criticada.
Os telespectadores, por sua vez, continuam divididos em suas opiniões sobre a mudança e a nova programação. Nas redes sociais, os comentários apontam descontentamento por parte de uns, e encorajamento por parte de outros.
Confirma alguns desses comentários:
– Assinei um Pacote da Net 80% por causa da TVCom. Mas acabaram com ela, sem sequer uma explicação. Era o canal que eu mais assistia e agora com este tal de Octo, sequer entendo. Péssimo, Péssimo, Péssimo. Vale a idéia “Nada na vida é tão bom que o homem não consiga estragar.” Qual mente privilegiada que pode fazer isso? – Sergio
– Canal ruim volta Tvcom. Rbs viajou na maionese – Omar Piqueras Rodrigues
– Chuto o balde pela maneira que nos USURPARAM a querida TV COM, pra botar essa caricatura de MTV que é esse tal de octo. – Paulo Jair Machado Da Fonseca Júnior
– Se forem sérios seu comentário fica, estou dando uma chance ao canal. Existe um marasmo televisivo atualmente e eu não assistia à tvcom. – Iachanan Amaral
– Parabéns pelo programa! Muito bom ver que ainda tem gente que não vive só para criticar! – Thiago Griebler Passos
– TV oxigênio, tá no ar e ninguém vê. – Giba Miranda
– Gente to amando este programa, primeira vez q assisto, parabéns a toda equipe. Muito bom assistir um programa no qual as pessoas podem falar abertamente sem rodeios sem rótulos – Adry Colorada
– O assunto é pertinente, convidados ‘nota 10’, mas vocês continuam amadores na tomada das imagens. Lembrem-se, os ‘olhos da câmera são os olhos do espectador’. Então nesse ‘chimas’, ora eu estava sentado no meio da roda (o que é bom, senti-me incluso), ora eu estava dando voltas que nem um ‘barata tonta’, do lado de fora da roda (ou seja excluído). Também mostram a nuca de um, enquanto outro fala, ou a nuca de quem está falando, como o Dr. Ubirajara na imagem abaixo. O correto seriam as câmeras 1 e 2 (supondo que a 3 é a do meio da roda) ‘entrarem na roda’. Obviamente, fisicamente isso não é possível, mas vocês conhecem um tal de ‘zoom’? – Marco Vasconcellos
– Vi uma parte do programa, foi bem interessante, mas faltaram ali várias falas que não foram representadas. Tem a coordenadora da política do idoso do Estado, Priscila, que ganhou um prêmio do MS pro trabalhar esta questão nos municípios do estado. Gostaria de tê-la visto no grupo. Tem também o pessoal do GAPA RS que fez durante 3 anos um Projeto de Prevenção à Aids em idosos, Projeto Amadurecer. Faltou mais profissionalismo na discussão. Mas valeu a pauta! – Anelise Giacomet”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Querem saber qual é a real? A real é que essa porcaria era um canal feito por esquerdistas PARA esquerdistas. Era um tal de mimimi direitos humanos, mimimi direitos das mulheres, mimimi direitos dos negros, mimimi políticas afirmativas, mimimi os militares me torturaram. A RBS foi incapaz de perceber que as pessoas não aguentam mais essa guerrinha de classes moderna. Foi por isso que esse canalzinho mequetrefe afundou.
Abraço.Nao gostei do octo.
Achei uma inovação que não tem qualidade,não assisto mais
Antigamente assistia a tvcom apreciava bastante..Era uma opção para fugir da mesmice.A rede globo e so novela e programas como o da Ana maria Braga,Fatima Bernardes so porcaria e a Octo consegue ser pior so coisas nada a ver.Um dia irão ver que não funciona.
a octo é muito mas muito ruim volta tv com
"Modernoso" demais, está certo que muitas vezes tinha a sensação que a TV COM não tinha liderança, na verdade olhos da RBS sobre ela, por isso, desperdiçou muitas oportunidades, contudo, ficamos privados do Bate Bola, Conversas Cruzadas, o Café TV Com que não sei porque tiraram, assim como a Sara conduzindo o TV Com tudo mais. Apesar das falhas, na minha ótica, era um milhão de vezes melhor. Inovar é preciso, mas inovação não é garantia de acerto. Joguei a toalha, o esforço que eu fazia tentando assistir a Octo chegou no limite, não consigo mais.
Já dizia um velho deitado: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Que coisa.
O nome é apropriado: OCTO, um octopus cheio de braço.
Muito moderno. Quando mudar a direitora poderá declarar que não entenderam a "proposta".
Com tempo veremos se seguirão anunciantes, se terá audiência…
Para mim o público alvo não assiste TV, mas eu sou um jaguara do interior que gostava da TV-COM. Perdi.