Jornalismo

JORNALISMO. Santa-mariense Márcia Foletto conquista Prêmio Rei da Espanha de Fotografia

POR MAIQUEL ROSAURO

A fotógrafa Márcia Foletto, natural de Santa Maria, venceu o Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha, na categoria Fotografia. Márcia, formada pela UFSM, foi fotógrafa do jornal A Razão, onde começou, em 1988, passando depois pelas redações dos jornais Pioneiro, Diário Catarinense e O Globo, onde atua desde 1991. Mais detalhes sobre a premiação na matéria da Agência EFE:

Márcia Foletto ganha Prêmio Rei da Espanha de Fotografia

Márcia Foletto venceu o Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia com imagem da série "Os miseráveis". Foto EFE/O Globo/Márcia Foletto
Márcia Foletto venceu o Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia com imagem da série “Os miseráveis”. Foto EFE/O Globo/Márcia Foletto

A fotógrafa brasileira Márcia Foletto venceu nesta terça-feira o Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia por uma imagem de uma série de fotos sobre a pobreza no estado do Rio de Janeiro.

“Os miseráveis”, uma série de oito fotos publicadas pelo jornal “O Globo” em 31 de junho de 2015, retrata a extrema pobreza na qual vive 3,77% da população fluminense.

Márcia começou a trabalhar no ramo aos 18 anos e desde 1991 faz parte da redação do Globo. Possui vários prêmios por imagens captadas no Rio de Janeiro, de temas que vão desde operações militares em favelas até o Carnaval.

O júri da 33ª Edição dos Prêmios Rei da Espanha, convocados anualmente pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), escolheu o trabalho de Márcia Foletto entre os 18 apresentados na categoria Fotografia.

Em sua ata, o júri avaliou a beleza plástica da fotografia: um contraste de claro-escuro do interior de uma favela em Belford Roxo no qual é possível ver duas crianças fazem os deveres da escola, alheias à pobreza que as rodeia.

O prêmio na categoria Fotografia é de 6 mil euros (mais de R$ 26 mil) e uma estátua em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha são patrocinados por OHL, grupo internacional de concessões e construção. 

CLIQUE AQUI para ler a matéria no site da Agência EFE.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo