PrefeituraSanta Maria

LIXO. Oito empresas disputam contratos que podem chegar a R$ 14 milhões por ano. Só uma é da cidade

Coleta conteinerizada é um dos lotes em disputa na licitação. O outro é o convencional
Coleta conteinerizada é um dos lotes em disputa na licitação. O outro é o convencional

Há seis empresas concorrendo ao contrato de coleta de lixo convencional, nos bairros da cidade, e quatro que disputam para saber quem fará a coleta conteinerizada, concentrada na região mais central. Delas, há as que disputam os dois lotes previstos na licitação aberta pela prefeitura de Santa Maria.

Conforme reportagem do colega Deni Zolin, PUBLICADA na versão online do Diário de Santa Maria, foram três horas do ato em que foram abertos os envelopes com a documentação das empresas disputades. Aliás, apenas uma tem sede em Santa Maria, a Ansus. As demais são de Porto Alegre (duas), Alvorada (uma) e Santa Cruz do Sul (uma), no Rio Grande do Sul; além de empresas com sede em Belo Horizonte (MG), Suzano (SP) e São Paulo (SP).

Estão em jogo contratos que podem, conforme Zolim, chegar a R$ 14 milhões por ano. A atual concessionária, Revita, que considerou os valores insuficientes, decidiu não participar do processo. Os detalhes do primeiro ato, acontecido na manhã desta quinta-feira, você tem no material produzido e distribuído pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura. O texto é de Lenon de Paula, com foto de Carlos Roberto Nunes. A seguir:

Aberta a primeira fase da Licitação para contratação de empresa de coleta de resíduos sólidos urbano

Nesta manhã (quinta, 21) iniciou-se o processo de habilitação das empresas que concorrem ao edital de licitação da limpeza urbana de Santa Maria. Nesta fase, a checagem dos documentos vai conferir se as oito empresas que entregaram envelopes estão habilitadas financeira, jurídica e tecnicamente. Nessa fase cabe à parte interessada eventual submissão de recursos.

O edital se divide em dois lotes (modalidades de coleta): a coleta normal (convencional) e a coleta conteinerizada (contêineres verdes), e, diferentemente do contrato em vigor, é possível que duas empresas atendam a demanda cada uma de um lote, bem como uma mesma empresa assinar contrato pelas duas modalidades.

Conforme o técnico responsável pela elaboração do projeto básico de limpeza urbana, Luis Geraldo Cervi, o edital de licitação traz novas exigências: “diferentemente do contrato em vigor, está previsto no edital que a empresa selecionada faça a coleta de lixo em zonas de descarte irregular, grandes focos de lixo, animais mortos e inservíveis. A nossa ideia é que não tenha mais focos com grande volume de lixo ou lixo espalhado pela cidade”, considera.

A empresa selecionada terá 90 dias após a assinatura do contrato para substituir todos os 500 contêineres já instalados por contêineres novos, e serão distribuídos mais 100 unidades pela cidade, principalmente na Av. Fernando Ferrari e na Rua General Neto.

No edital está previsto também a instalação de contêneires de baixo custo e fácil manuseio, inteiramente de plástico em diversos pontos públicos municipais, como escolas, postos de saúde, hospitais e demais prédios públicos.

O contrato da limpeza urbana atualmente em vigor vence no dia 31 de janeiro, e o prefeito tem a prerrogativa de renová-lo por prazo determinado caso o processo de licitação não seja concluído até essa data.

Resumo da Ata de Licitação

Prestação de serviços estimativos de coleta conteinerizada de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares – RSUD e transporte até o destino final e Prestação de serviços estimativos de coleta convencional de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares – RSUD e públicos e transporte até o destino final, mediante as condições e especificações estabelecidas em Edital e seus Anexos. Compareceram à sessão do certame as seguintes empresas: 1) Urban Serviços e Transportes Ltda., 2) Consita Tratamento de Residuos S.A., 3) Mecanicapina Limpeza Urbana Ltda., 4) Pioneira Saneamento e Limpeza Urbana Ltda., 5) Cone Sul Soluções Ambientais Ltda. 6) Sustentare Saneamento S.A. 7) Ansus Serviços Ltda., 8) Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental Ltda. A Presidente da Comissão de Licitação é Solange Medina Cunha. “ 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo