LUNETA ELETRÔNICA. Natal do Coração, Conselho de Cultura e a buraqueira das ruas de Santa Maria
POR MAIQUEL ROSAURO
* A quinta edição do Natal do Coração chegou ao fim no dia 8 deste mês. Além da decoração natalina, feita com 1,5 milhão de garrafas pet recicladas, durante quase dois meses a festividade ofereceu ao público atrações culturais e artísticas diversificadas, com música, dança, atividades circenses e malabarismo.
* A programação musical do Natal do Coração foi estendida e será retomada hoje. A partir das 20h30min terá início o espetáculo com Will Bittencourt (Pop Rock, MPB e Samba-Rock).
* As atrações terão continuidade nos próximos domingos, 17, 24 e 31, no mesmo horário. O público que for prestigiar também terá a disposição a Praça de Alimentação, que este ano teve o espaço estendido.
* Reunidos em sua primeira reunião ordinária de 2016, os conselheiros de Cultura de Santa Maria elegeram a diretoria para o ano. Foram eleitos o presidente Daniel do Nascimento Paim, a vice-presidente Dinara Xavier da Paixão e o secretário Daniel Arruda Coronel, professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e diretor da Editora UFSM.
* A nova diretoria terá como um dos maiores desafios a implementação do Sistema Municipal de Cultura, proposta que deverá tramitar pelo Executivo e pelo Legislativo. Em pauta, a realização de uma conferência extraordinária, que dentre outras ações deverá realizar a primeira avaliação do Plano Municipal de Cultura.
* O Ano da Cultura promete muita movimentação: a partir das recentes aprovações e sancionamentos do Plano Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, o município de Santa Maria fará sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura, o que permitirá a ampliação das atividades culturais na cidade. O primeiro edital do Fundo está previsto para o segundo semestre.
* Para o titular da pasta de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, um dos motivos da buraqueira em Santa Maria foi o aumento do número de veículos nas ruas. Ele chama a atenção para a realidade econômica dos últimos anos e analisa a situação sobre os dados de 6.275 veículos novos emplacados em 2014 e 5.073 veículos novos emplacados em 2015.
* “A imprensa noticiou nesta quarta-feira (13) que foram quase 12 mil novos veículos postos em circulação em apenas dois anos, e de maneira dramática, temos praticamente o mesmo orçamento da prefeitura para fazer frente ao asfalto que já estava fragilizado e que, com esse acréscimo de carros circulando contribui para deteriorar mais acentuadamente os trechos em vias de maior circulação, somado ao agravamento pela influência das chuvas”, pondera.
* Segundo Tubias, a equipe da Usina de Asfalto da Secretaria de Infraestrutura intensificou os trabalhos de recuperação das vias pavimentadas, buscando realizar a recuperação dos pontos críticos o mais rápido possível.
A decoração reciclada será prorrogada até a Páscoa ou até as Eleições?