ESPORTE. Tocha Olímpica vai estar em Santa Maria exatamente um mês antes do início dos jogos no Rio
POR MAIQUEL ROSAURO
O secretário Estadual de Turismo, Juvir Costella, esteve em Santa Maria ontem (11) e afirmou que a tocha olímpica estará no município 30 dias antes do início dos jogos no Rio de Janeiro. Segundo o prefeito Cezar Schirmer, esta será uma oportunidade para divulgar os potenciais do esporte e do turismo de Santa Maria. Confira na matéria de Ana Bittencourt e foto de Carlos Nunes.
Prefeito de Santa Maria recebe anúncio da criação de comitê estadual para recepção da Tocha Olímpica
O prefeito Cezar Schirmer recebeu, na tarde desta quinta-feira (11), a visita do secretário Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella. Em passagem por Santa Maria, Costella veio trazer informações sobre os preparativos de recepção da Tocha Olímpica no Estado. O secretário ainda comunicou ao prefeito de Santa Maria a criação de um comitê estadual para dar uniformidade às ações que serão realizadas no Rio Grande do Sul, durante a passagem do símbolo olímpico.
Nos meses que antecedem os jogos olímpicos, realizados no Rio de Janeiro, a tocha vai passar por 27 cidades gaúchas. Santa Maria, juntamente com Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul, será um dos municípios onde o símbolo vai pernoitar. Nessas cidades estão sendo preparadas celebrações e programações especiais.
“Faltando exatamente 30 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, esta cidade vai receber e celebrar a passagem da Tocha Olímpica. Esta festividade será realizada aqui em 5 de julho e nesse dia os olhos do mundo estarão voltados para Santa Maria”, afirmou Costella.
O prefeito Schirmer destacou que o evento vai permitir colocar Santa Maria no cenário nacional e internacional, destacando suas potencialidades nas áreas do Esporte e do Turismo. “Será um grande evento que vai marcar positivamente nossa cidade. Apenas cinco municípios do Rio Grande do Sul vão a Tocha Olímpica para que este símbolo possa pernoitar. E Santa Maria é uma delas”, concluiu o chefe do Executivo.
O secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz, e a superintendente da pasta, Karine Pissuti, também recepcionaram o Juvir Costella.
Por esquecimento omiti o nome de Maria Portela, que é nossa referência no Judô.
Santa Maria, tem neste evento a possibilidade de homenagear grandes atletas de diversas modalidades. Cito alguns: Paulo Roberto da Silva Lima(primeiro árbitro internacional de handebol).Robson Centurião(Campeão Mundial de futebol),Joaquim Cesar Pizzuti dos Santos(Com 6 títulos nacionais e cinco sul-americanos de Handebol),"Pelego" autor de mais de mil gols no futebol amador de Santa Maria. Alexandre Schneider(Técnico Olímpico e atleta que ganhou muitos títulos nacionais de handebol para Santa Maria). Homenagear o Basquete que ,ainda, tem na cidade representantes da época áurea do Coríntians. E por aí vamos… Seria uma bela homenagem àqueles que brilharam em esportes olímpicos.