Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, inicia um ano com toda a chance, conta a história, de ser diferente

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 1º de fevereiro, no jornal A Razão:

Na prática, só semana que vem. Mas há expectativa de embates no plenário (foto Vinícius Reis/AL)
Na prática, semana que vem. Mas há previsão de embates no plenário (foto Vinícius Reis/AL)

Um ano que pode ser diferente na Assembleia

Um punhado de deputados estaduais, como acontece a cada quatro anos, se desdobra entre o exercício do próprio mandato e a busca de outro, em nível municipal. Esse fator, aliado ao fato de todos os parlamentares terem interesse pelo que acontece em suas bases, acaba enfraquecendo o debate na Assembleia Legislativa.

Bueno, essa é a tese. Que, no entanto, tem tudo para ser desmentida desta vez. Ainda que se repitam os fatos históricos – os dois deputados de Santa Maria, por exemplo, serão protagonistas no pleito local – as circunstâncias do momento são outras.

Nem é necessário se estender muito. Basta que se diga haver propostas polêmicas enviadas pelo governador, entre elas a das concessões de rodovias, para supor que o embate será renhido. E, quem sabe, duradouro. Se bem que isso significa no máximo até agosto, que ninguém é de ferro e a campanha eleitoral estará, de fato, começando. Aí, tudo muda. Pode apostar.

TÁ, E O MÍNIMO?

Há centenas de milhares de gaúchos interessados em saber quanto estão recebendo ou pagando, desde hoje, data em que começa a vigorar o novo Salário Mínimo Regional. Sim, estão todos “no escuro”, pois o projeto do índice de reajuste (há quem queira que seja “zero”) sequer foi enviado ainda à Assembleia.

TÁ, E O MÍNIMO? (2)

Sem desconsiderar as decorrências do vendaval que atingiu a capital na sexta, com consequências ainda não totalmente medidas (mas muito graves), a decisão sobre o Mínimo e a (in)segurança pública óbvia percebida pelos gaúchos são os temas mais urgentes com os quais terá que (queira ou não) se haver o governador Sartori, na volta das férias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo