JORNALISMO. Sítio oficializa regras para comentários de leitores. São poucas. Mas serão seguidas fielmente
Já há um conjunto de orientações. Algumas escritas, outras não. Pois bem, como parte da renovação por que começa a passar o site, e que antecipa o que virá adiante, com outras mudanças mais perceptíveis visualmente, o editor resolveu formalizar um quinteto de regras para a publicação de comentários. São simples e diretas. Mas serão seguidas fielmente pelo sítio, independente de quem a editar.
Aliás, é uma dessas coisas da democracia, que este espaço pratica exaustivamente há quase 11 anos. Todos podem participar. Mas há normas de convívio que devem ser seguidas. Exatamente essas:
1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÕES FINAIS:
a) A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.
b) Esse quinteto de regras foi baseado em semelhantes orientações seguidas pelo portal Diário do Centro do Mundo, dirigido pelo veterano jornalista Paulo Moreira Leite.
É isso aí- quero ver o doutos usarem o verbo, agora.