JudiciárioSanta MariaTragédia

KISS. Pai de vítima publica ‘Carta Aberta’ ao juiz que deve decidir sobre realização (ou não) de júri popular

Adherbal junto à foto da filha, uma das 242 vítimas que morreram na tragédia (foto Feicebuqui)
Adherbal junto à foto da filha, uma das 242 vítimas que morreram na tragédia (foto Feicebuqui)

O primeiro presidente da Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, publicou em seu perfil no Feicebuqui uma “carta aberta” endereçada ao juiz Ulysses Fonseca Louzada. Nela, faz um pedido pungente, como podemos conferir a seguir, na íntegra:

CARTA ABERTA

Ao Excelentíssimo Sr Dr Juiz Ulysses Fonseca Louzada

Venho através destas linhas expor meu pedido e demonstrar o sentimento unitário, o qual imagino retratar as ideias da maioria dos familiares.

Precisamos da JUSTIÇA, apoiamos sua decisão que esperamos seja de júri popular. Nossa angústia se depara na falta de responsabilidade dos entes públicos coniventes provocantes causadores da tragédia. A maquiagem envolvida neste entorno nos leva a crer no favorecimentos de um lado ou outro, e isso se reflete à maioria dos envolvidos na tragédia.

Fui durante dois anos junto aos familiares em busca da justiça verdadeira, e ao mesmo tempo a união dos corações dilacerados como o meu, fui confundido como o “TAL ” que queria aparecer e se promover, até candidaturas políticas foram cogitadas, ao passo que aparecia na mídia apenas para representar a ânsia da sociedade brasileira.

Dei a cara a tapa por mim e por todos na procura do entender o porquê de tudo isso. Muitos, se agigantam no seu mundo familiar e no pequeno espaço do seu entorno, mas quando chegar a hora do expor ao grande grupo jamais o farão. Ao mesmo tempo temos grandes guerreiros ansiosos na luta também.

Durante os dias que VIVO ainda carrego a culpa de ter levado minha filha naquela noite, isso me tira o sono e disfarço no dia, no trabalho, só eu sei minha angústia. Já não bastasse meu sentimento, sei que meu estigma afasta muitos, porém ao meu lado só ficam os verdadeiros.
Hoje sou confundido como o inerte, porque saí da linha de frente, mas tudo que fiz foi com transparência e sem troca ou favorecimentos partidários ou de qualquer natureza. Continuo na ativa dentro do meu coração e sentimentos junto da mesma vontade. Tudo foi executado dentro do respeito por todos.. QUERO JUSTIÇA TOTAL .

NESTE MOMENTO JÚRI POPULAR !!!

Mas também a revisão dos envolvidos na prática da improbidade administrativa, que sei que não depende do Senhor.

Nossa sociedade está acostumada ao “NÃO DÁ NADA “. E cabe à autoridade tomar pulso e fazer acontecer.
Doa a quem doer, seja dentro do MP, prefeitura, militar ou civil. O que não pode é ficar uma tragédia exposta ao mundo, com INFINITO SOFRIMENTO , ficar impune pelas beiradas na justificativa de dizer foi dada a resposta tipo MEIA GRAÇA .

Minha e nossa dor é gigante, muitos acordaram agora após três anos, outros nem adormeceram ainda, só um PAI ou MÃE que perdem sabem o tamanho da dor. O triste ainda é saber do acúmulo diário que temos no coração, decorrente da falta da justiça.

Sei que o Senhor não pode resolver todos os problemas. Mas, por favor, resolva o que está ao seu alcance. E não faça isso em nosso nome, faça em nome da JUSTIÇA, já que sabemos que o direito já nos assiste.

Adherbal.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Sou¨pãe¨, digo, pai e mãe para meus filhos,Luiz Felipe e Alice e sei exatamente o que vocês estão sentindo, uma mistura de tristeza, saudade, dor da perda, da filha (os) tão jovem (ens), amada (os), com uma vida,um futuro a ser vivido escrito.. se ainda não se fez justiça, podem ter certeza que haverá a justiça de DEUS, essa tarda mas não falha. A oração acalma nossa angústia, só Deus acalenta nossa alma, só Deus tem o poder de tranquilizar o coração de um pai, de uma mãe.. Nós esperamos que se faça justiça!

  2. O texto diz tudo, fiquei emocionada, sou solidária ao Sr: Adelbar, não se pode deixar impuni os envolvidos, a justiça tem que ser feita doa a quem doer, foram muitos jovens cheios de sonhos que foram ceifados por irresponsabilidade de administradores corruptos.

  3. Além de tocante emocionalmente, toca, ainda que superficialmente, nos elos que ligam os compadrios na sociedade Santamariense, em particular, e Nacional no geral. As grandes tragédias desnundam as "proteções" que as castas propiciam. Infelizmente!

  4. Senhor Adherbal, Deus é mais. Espere somente em Deus. Respeito sua dor e os lamentos de todos os pais que estão passando por isso. Jamais diria que se cale. Nos lamentamos por bem menos, ninguém consegue reter a dor, nem toda a justiça do mundo, mas a esperança vem de Deus, ela não falha. Gostaria de poder dar-lhe um abraço, mas tenha a certeza, muitos lhe abraçam e choram … nós jamais esqueceremos … gosto, particularmente, de saber o andamento desse caso tão trágico e da justiça dos homens, tão lenta. Vamos orar muito, e esperar tudo em Deus. Deus é mais…

  5. Quando vejo qualquer manifesto de um pai ou uma mãe do caso Kiss a dor é inevitável. Mesmo sendo psicóloga, antes sou mãe. A nossa dor é compartilhada com a dor destes pais.Nós também esperamos que as instituições públicas, especificamente o judiciário faça sua parte com ética, respeito e firmeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo