ArteCulturaEconomiaNegóciosPolíticaPrefeituraSanta MariaSegurança

LUNETA ELETRÔNICA. Novo chefe da PF, mercado de “0 KM”, lançamento da Feisma, Felippe D’Oliveira…

* O baiano Wellington César Lima e Silva sequer assumiu o ministério da Justiça, o que deve acontecer amanhã, e as especulações já acontecem.

* Uma delas, alias, tem certa relação com Santa Maria e região. Afinal, acredita-se, por ser cargo de confiança, que deva mudar o Diretor Geral da Polícia Federal. E um dos cotados é o atual secretário de segurança do Rio de Janeiro, delegado José Mariano Beltrame.

* A depor contra a possibilidade, ao menos na opinião deste escriba, é a fonte, absolutamente inconfiável. No caso, a seção “Radar Online”, da ex-revista Veja. Mas, enfim, às vezes acertam.

* Será às 10 da manhã desta sexta-feira, na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), o lançamento de mais uma edição da Feisma. O principal evento econômico da comuna acontece entre o final de outubro e o início de novembro.

* Na sexta, os detalhes serão apresentados pelos promotores. Conforme material da Cacism, os convidados terão uma “explanação sobre as novidades, alterações e serviços do evento”.

* E segue nada manso o mercado de carros (automóveis e comerciais leves) “Zero Quilômetro” em Santa Maria, conforme os números divulgados nesta terça-feira pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

* Em fevereiro, conforme o Renavam, foram emplacadas na cidade exatas 253 unidades. Em janeiro foram 325. Em igual mês do ano passado foram comercializadas 307.

* A comparação também não é boa quando se considera os emplacamentos acumulados do ano. Em janeiro e fevereiro deste ano sairam das concessionárias 578 “0 Km”. Em igual periodo no ano passado o número chegou a 742.

Dos 75 mil lotes do banco de dados da Prefeitura, 51 mil já foram recadastrados (foto AIPM)
Dos 75 mil lotes do banco de dados da Prefeitura, 51 mil já foram recadastrados (foto AIPM)

* O Recadastramento Urbano de Santa Maria avança até a Nova Santa Marta, informa a assessorial de imprensa do Instituto de Planejamento. 

* A região é percorrida por quatro duplas de cadastradores, de segunda a sexta-feira, em turno integral. A expectativa do Instituto de Planejamento (IPLAN) é que sejam registrados cerca de 5 mil lotes em toda a área. Durante esta semana, as equipes trabalham nas proximidades do Colégio Marista.

* Segundo o presidente do IPLAN, Francisco Severo, a estimativa é que as visitas na Nova Santa Marta sejam concluídas em até dois meses.

* Ainda de acordo com Severo, cerca de dois terços do previsto em contrato já foi levantado. “A empresa tem que levantar dados dos 75 mil lotes do banco de dados do município, e já temos 51 mil (lotes) recadastrados”, afirma. (Para saber mais, clique AQUI).

* Estão abertas desde esta terça, 1º, e até dia 20, as inscrições para produtores culturais, artistas plásticos e visuais, designers e público em geral, interessados nos espaços da prefeitura, a partir de abril.

*  Os interessados devem encaminhar a documentação referente à seleção ao Museu de Arte de Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, 1400) de segunda a sexta, das 8 às 18. As inscrições também podem ser feitas via e-mail ([email protected]) ou em correspondência para o endereço do Masm.

* Entre os locais disponíveis estão o Masm; as salas Iberê Camargo e Monet Plaza Arte e Anexo do Masm. Quem conduz o processo é a secretaria de Cultura. Mais informações AQUI.

MASM, um dos locais disponíveis. Há um edital para seleção dos interessados (foto AIPM)
MASM, um dos locais disponíveis. Há um edital para seleção dos interessados (foto AIPM)

* A Prefeitura de Santa Maria, via Secretaria de Cultura, informa que estão abertas, até o dia 29 de abril, as inscrições para o XXXIX Concurso Literário Felippe D`Oliveira 2016, nas categorias Conto, Crônica e Poesia.

* Escritores brasileiros, residentes no pais ou no exterior, terão a oportunidade de ter seu talento reconhecido. As premiações chegam a R$ 3 mil, para o primeiro colocado em cada modalidade.

* As inscrições para a 39ª edição do Concurso podem ser feitas das 8 às 18h, de segunda a sexta, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (Presidente Vargas, 1300). Mais informações (e o edital) podem ser obtidas AQUI ou pelo email [email protected].

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo