MídiaPolítica

NOVIDADE. Ministro da Justiça diz que não tolerará mais ‘vazamentos’, seletivos ou não, via Polícia Federal

Eugênio Aragão: o direito à presunção de inocência não coincide com vazamentos pela polícia
Eugênio Aragão: o direito à presunção de inocência não coincide com vazamentos pela polícia

As entidades de classe dos policiais federais se indignaram. Mas o fato é que o ministro da Justiça deixou bem claro que não vai mais tolerar vazamentos, seletivos ou não, que “beiram a extorsão”. E anunciou: se isso acontecer, mudará toda a equipe responsável pela ação vazada.

Pooois é. Eis uma novidade, em tempos de Lava Jato. Ah, as declarações foram feitas pelo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, em entrevista publicada no jornal Folha de São Paulo – e são base também do material publicado na versão online de Zero Hora. A reportagem é de Adriana Irion, com foto de José Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

Ministro dá recado à PF: se houver vazamento, equipes serão trocadas

O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, deu um recado claro à Polícia Federal (PF) depois de assumir: se desconfiar de vazamento de informações por parte de policiais, fará trocas na equipe.

Aragão fez as declarações em entrevista à Folha de S. Paulo, divulgada neste sábado. A fala de Aragão causou inquietação entre delegados, que entendem estarem sendo “intimidados”. 

O ministro disse que nem precisa ter provas e que, se “cheirou” vazamento, a equipe será trocada. Declarou ainda ter preocupação com a “qualidade ética” dos agentes e que vazamento é coisa “clandestina”. Ressaltou que entre o interesse público, o direito do cidadão de ter a informação, e a presunção de inocência, ele fica com a presunção.

_ Estamos chocados. Existe um recado, parece que querem ter ingerência na PF. Nos sentimos intimidados e tentamos entender o significado desse recado. O que estará o Ministério da Justiça preparando em relação à Polícia Federal? _ reagiu o delegado Josemauro Pinto Nunes, diretor regional da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).

Sobre possíveis afastamentos sumários, o delegado foi taxativo:

_ Como afastar sem provas? E o devido processo legal? Vai ser caça à s bruxas? Concordamos que não pode haver vazamentos. Mas não pode afastar sem investigar.

Sobre possível troca no comando da PF, explicou à Folha que ninguém tem permanência garantida no ministério, a não ser o secretário-executivo, Marivaldo Pereira. Ao comentar para a Folha a relação com a PF, garantiu que não vai interferir na atividade fim da polícia, mas que precisa saber do planejamento para se preparar para eventuais impactos políticos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Quem não gostou é sinal que quer vazamentos seletivos? Vaza tudo ou não vaza nada, sentir-se ameaçado por praticar algo sem ética, onde foi parar a ética? Não existe mais ética, é tipo direitos humanos, só é bom pra mim cidadão de bem e eu juiz do mundo virtual defino quem merece ou não. Isso é sinal de mente limitada, mal intencionada ou os dois juntos.

  2. Ministro não por muito tempo, não chega a 60 dias.Com quem o PT esta se aliando, vou morrer e acho que nao vou ver tudo.Quem te viu e quem teve PT.

  3. O ministro esta certo; os ladrões tem que estar na cadeia, agora não é por isso que os agentes publico vão promover a guerra entre Brasileiros, e se puder tem que punir o juiz Sergio Moro, por ter causado essa convulsão nascional, se ele que ser politico que faça de outra forma, nada contra o trabalho dele, agora jã vi que o que ele quer e ser politico, e o povo é que nem cavalo de caroça, com um tapa olho, vota pensando num herói.

  4. Tem que trazer este cara para Presidente da CORSAN, aí vão acabar os "vazamentos" !!!! E eles (PTzada) falam que os "outros" é que querem a Ditadura !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo