EstadoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Já há seis casos confirmados do vírus Zika contraídos no Rio Grande. Um deles em Santa Maria

Por DANIEL ISAIA (com foto de arquivo), da Agência Brasil

Aedes aegypti, transmissor da doença que assusta
Aedes aegypti, transmissor da doença que assusta

Cinco novos casos de vírus Zika foram confirmados hoje (18) no Rio Grande do Sul pela Secretaria Estadual de Saúde. Destes, dois são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do território gaúcho. Os três outros pacientes tiveram contato com o vírus fora do estado. O anúncio foi feito na reunião semanal do Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti.

Segundo o secretário, João Gabbardo dos Reis, um dos casos autóctones é de uma mulher que está nos primeiros meses de gravidez. Ela contraiu o vírus em Frederico Westphalen, município do norte gaúcho, onde mora. A partir de agora, a gestante fará exames com mais frequência do que o normal. Caso haja alteração no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, a gestante vai ser incluída no protocolo para gestação de alto risco.

O segundo caso contraído dentro do estado é o de uma jovem de 18 anos, que mora em Santa Maria, na região central do estado. Ela contraiu a doença em visita a um familiar no município de Santo Ângelo, no noroeste gaúcho. Esse familiar teve contato com o vírus em uma viagem ao Mato Grosso. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a transmissão do familiar para a jovem aconteceu através de um mosquito nativo do RS e, por isso, o caso é considerado autóctone.

A pessoa de Santo Ângelo que contraiu o vírus Zika no Mato Grosso é um dos três casos importados que foram confirmados hoje. Os outros dois foram registrados em Porto Alegre e em Teutônia, na região central do RS.

Com o anúncio, o número de casos confirmados de vírus Zika no Rio Grande do Sul passou para seis. Até o momento, foram notificados 191 casos suspeitos da doença.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo