CONSUMIDOR. Confira as empresas mais reclamadas no Procon de SM. Operadoras de telefonia, as campeãs
Por VERA JACQUES (com informações do Procon/SM), da Assessoria de Imprensa da Prefietura Municipal
O Programa Municipal de Proteção ao Consumidor Santa Maria (Procon/SM) divulgou, nesta sexta (15), o ranking de empresas reclamadas junto ao órgão, no ano de 2015. No total, são 542 empresas. Encabeçam a lista as empresa de telefonia Claro, com 329 reclamações, OI Brasil Telecom com 325 reclamações, Vivo com 169 reclamações, TIM com 87 reclamações e a operadora NET com 80 reclamações. Também integram o ranking lojas de departamentos, supermercados, operadora de energia elétrica, bancos e operadoras de cartão de crédito, concessionária de água e esgoto, lojas de departamentos, fábricas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, financeiras e agência de viagens, entre outras. (confira a lista completa no linque abaixo desta nota).
Segundo a auditora fiscal Márcia Moro da Rocha, responsável pelo órgão, a publicação da lista faz parte das atividades em defesa do consumidor no âmbito do município. De acordo com o documento, o Procon efetuou 35,2 mil atendimentos no ano (balcão, telefone e e-mail), sendo que o total de reclamações formalizadas no Procon/SM foi de 2,5 mil.
Esta é a 10ª edição da publicação oficial das empresas reclamadas no Procon de Santa Maria. O levantamento foi realizado a partir das tabelas de registro de reclamações que são efetuadas junto ao órgão, considerando o período de 2015. O trabalho foi executado pelos acadêmicos do Curso de Direito, do Centro Universitário Franciscano (Unifra), e estagiários do Procon/SM. “Agradecemos aos servidores, estagiários e colaboradores das atividades do Procon/SM, podemos dizer que as relações de consumo tomaram proporções significativas nos últimos tempos, e isto impõe como necessidade a efetividade de direitos e a compreensão de deveres. Esta é a essência deste trabalho, associada à defesa dos consumidores e à harmonização das relações de consumo”, argumenta Márcia…”
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