Eleições 2016PartidosPolítica

ELEIÇÕES. Kaus, face visível da resistência no PMDB a um acordo com o PP. Cechin não parece preocupado

Vereador peemedebista João Kaus: posição favorável à aliança com PSB e brabo com o PP
Vereador peemedebista João Kaus: posição favorável à aliança com PSB e brabo com o PP

O vereador João Kaus, do PMDB, fez declarações fortes ao jornal A Razão, nesta segunda-feira (leia mais abaixo). Deixou clara a sua resistência a um acordo com o PP, que lançou Sérgio Cechin pré-candidato a prefeito, jogando por terra um chapão que unisse os dois partidos em torno de Fabiano Pereira, do PSB. Que, tem o apoio de Kaus e de outros peemedebistas.

É um jogo jogado? Não, claro. Os pepistas, Cechin e José Farret à frente, terão que convencer os peemedebistas. Não se sabe quandos seguiriam o vereador, que tornou-se, porém, a face visível do descontentamento. Que, no caso dele, como disse essa noite um militante da agremiação de Cezar Schirmer, tem muito a ver com os episódios na Câmara (aos quais, alias, Kaus se refere), e menos com a falta de identidade ideológica.

Tá, e o PP, o que achou da palavra do edil peemedebista? Um militante graúdo, que prefere não se identificar, disse que Kaus, “com o perdão do trocadilho”, só quer “fazer confusão”. Mais polido e cauteloso, o próprio Cechin disse ao editor: “ele fala como vereador, e precisa ser respeitado; eu falo pelo partido”. Bueno, isso tem lá seu significado, cá entre nós. E mais: “tivemos de seis a sete contatos, todos receptivos ao nosso nome, de diferentes partidos”.

Enfim, ainda há um punhado de caminho pela frente. De todo modo, uma coisa é certa: a rebelião da base do PP, se não garante a candidatura própria, embora seja essa a decisão de agora, certamente não coloca os pepistas junto com Fabiano Pereira. E o chapão, assim posto, se inviabiliza. PMDB, PP e PSB, os três, não estarão juntos.

Agora, para entender melhor, se ainda não leu, confira o material publicado originalmente na edição desta segunda-feira de A Razão, com foto de Deivid Dutra. A seguir:

Peemedebista questiona posição do PP

O vereador João Kaus (PMDB) saiu em defesa do nome do ex-deputado Fabiano Pereira (PSB) para encabeçar um frentão reunindo partidos da base do governo do prefeito Cezar Schirmer (PMDB).

Kaus disse estranhar a resistência do PP ao nome de Fabiano por ele ser ex-petista e pertencer a um partido de um campo ideológico oposto ao do PP. “Estou estranhando o entendimento de alguns componentes do PP que se dizem contrários à possibilidade de compor uma frente de partidos com Fabiano Pereira sob o argumento de ideologias diferentes. Não lembro desses mesmos pepistas terem se manifestado quando o PP se uniu ao PT, dando as costas ao PMDB para ganhar a presidência da Câmara”, diz o vereador.

Kaus argumenta ainda que o PP nacional continua ao lado da presidente Dilma. “Ou seja, quando há vantagem, a ideologia fica em segundo plano. Acho, sim, que Fabiano Pereira, ex-vereador, ex-deputado, ex-secretário estadual e duas vezes suplente de deputado federal, hoje no PSB, é um político com uma bela retórica, cidadão preparado e, com certeza, muito poderá fazer por nossa Santa Maria. Acho que merece respeito e consideração de qualquer agremiação partidária”, concluiu o vereador peemedebista.

Na sexta-feira o PP anunciou a pré-candidatura do vereador Sérgio Cechin para prefeito após movimento das bases contra um frentão com Fabiano encabeçando a chapa.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo