CongressoEleições 2016Política

NÃO CUSTA LEMBRAR. Discussão sobrou, sobre as regras eleitorais. Mas as “diferentes” não passaram

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 27 de abril de 2015, segunda:

ELEIÇÕES 2016. Partidos papeiam. Mas as regras definitivas só vêm em outubro. E aí tudo pode mudar

Se faltava algo, a aprovação por Comissão do Senado, em caráter terminativo, do voto distrital nas eleições para vereador em cidades com mais de 200 mil eleitores, deu o “clique”, nas direções partidárias. Qual? É importante seguir conversando com parceiros para 2016, mas pode zerar absolutamente tudo no final de setembro.

Sim, a rigor, ninguém sabe quais serão as regras que valerão para o pleito municipal. Pode mudar um punhado de coisas. E também é possível que permaneça exatamente tudo como está. E olha que nem se está falando de financiamento de campanha – se público ou privado, se só de empresas ou de pessoas físicas ou… outra forma que se criar. Mas apenas de regras, digamos, técnicas.

Uma modificação aprovada pelo Senado, caso do voto distrital para as Câmaras, precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados. Que, por sua vez, em Comissão, também já aprovou o final das alianças para os pleitos proporcionais – que terá que passar pelos senadores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI       

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, estamos às voltas com a pré-campanha eleitoral e as regras foram definidas. Mas nada de diferente, como se chegava a discutir e até a aprovar em alguma instância do Congresso. Na verdade, a principal mudança teve a chancela do Supremo Tribunal Federal: o fim do financiamento de empresas privadas. O que já é uma grande coisa, nessas alturas, convenhamos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo