EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM. Contra projeto “que ataca o funcionalismo”, Técnicos Administrativos vão parar nesta quinta-feira

Atividades no Campus da UFSM já começam amanhã. Mas paralisação acontece na quinta-feira (foto Reprodução)
Atividades no Campus da UFSM já começam amanhã. Mas paralisação acontece na quinta-feira (foto Reprodução)

Da Assessoria de Comunicação da ASSUFSM

Nesta quarta e quinta-feira o servidorismo público de todas as esferas (federal, estadual e municipal) realiza mobilizações pelo país contra o Projeto de Lei Complementar 257 de 2016 (PLP 257/16). A título de renegociar as dívidas dos estados com a União e manter o superávit fiscal, o PLP ataca direitos adquiridos dos servidores estaduais, proíbe novos concursos públicos e pode até mesmo impedir novos aumentos do salário mínimo para o conjunto dos trabalhadores.

Contra esta verdadeira bomba repassada aos trabalhadores, paralisações nacionais foram convocadas por diversas entidades sindicais, entre elas a Fasubra, federação que representa os Técnico-administrativos em Educação (TAEs) das universidades públicas brasileiras. Em Santa Maria, a categoria prepara atividades de mobilização na tarde da quarta e durante a paralisação de quinta.

AGENDA DE ATIVIDADES

No dia 13, o programa Espaço Sindical recebe a assessoria jurídica da Assufsm e TAEs convidados para debaterem os riscos do PLP 257/16. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 12h30, na Rádio Universidade 800 AM. Às 17h30, ocorre no Auditório do Gulerpe (HUSM) aula pública em defesa da democracia, com a presença de Juremir Machado da Silva e Alexandre Beck e lançamento oficial da “Nota Pública dos Docentes em Defesa da Democracia”.

Já no dia 14, a paralisação acontece com atividades no campus e também no centro de Santa Maria. Pela manhã, ocorre ação durante seminário de recepção aos novos servidores efetivados pela Universidade, com concentração às 8h30 no prédio da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (prédio 48, ao lado da Coperves).

No final da manhã, a categoria vai ao Gabinete do Reitor formalizar a entrega de duas moções de repúdio às práticas antissindicais da administração central da Universidade, uma delas aprovada por unanimidade durante Plenária Nacional da categoria e outra aprovada em assembleia da categoria na última sexta, 08. A ação acontece após relatos de TAEs que vem enfrentando constrangimentos e dificuldades por se mobilizarem e atuarem politicamente na Universidade.

À tarde, a categoria intervém durante atividade promovida pela Comissão Pré-Estatuinte que debate concepções de Universidade. O evento acontece às 14h no auditório do anexo C do Centro de Tecnologia. Ainda na quinta, às 16h30, ocorre reunião ampliada com outras categorias e sindicatos da região para debate sobre a criação de uma Frente contra o PLP 257/16 e outros ataques do governo na manutenção do superávit, como as “reformas” fiscal e da previdência.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo