Arquivo

Exercício. Quem concorre a presidente, em 2010

Está certo, é cedo. Ou não. Afinal de contas, 10 entre 10 analistas, chamados a apostar, dizem que Lula já ganhou o pleito deste ano. Que isso acontece, de um lado, por seu carisma, bastante auxiliado pelo fato de, sim, muito mais gente está melhor do que pior, que em 2003, quando seu mandato iniciou. E de outro porque a concorrência, decididamente, é muito xumbrega. O Geraaaaaldo é tão insosso e sem sabor quanto seu apelido, “xuxu”. E Heloísa Helena; bem, Heloísa Helena apenas está cumprindo o papel de… Heloísa Helena.

Diante disso, o esporte favorito dos adivinhos (sim, eu estou assumindo essa condição, momentaneamente) é ver quem vai disputar a eleição presidencial em 2010, dentro de quatro anos. E aí, bem, aí há poucas dúvidas. Pelo menos para este (nem sempre) humilde observador das coisas da política.

Quem será, na ocasião apropriada, o candidato de oposição? Hein? Sim, mas candidato candidato, e não um Geraaaaaaldo qualquer. São dois os nomes óbvios do tucanato para assumir o Planalto. Um, o que poderia ser titular hoje e quem sabe levar o pleito ao segundo turno, mas amarelou na undécima hora, preferindo ser governador de São Paulo, é ele mesmo, o José Serra. Ah, o atual Geraaaaldo, esse vai se aposentar. Quem sabe tentar ser senador ou deputado, não mais que isso. E o outro é o garotão que governa Minas Gerais, Aécio Neves, o ex-secretário e neto de Tancredo.

Qual deles, enfim, vai ser o oponente do que representar o governo, daqui a quatro anos? Será o que tiver mais votos agora, nas disputas estaduais. Se bem que, tal qual o pleito de hoje à presidência, também aí está pintando um belo de um vareio, em nome do mineiro. Aécio, diz pesquisa de ontem, feita pelo Ibope, corre o sério risco de ganhar no primeiro turno (como Serra), com 85% ou mais dos votos válidos. Geeeeeente, nem em sonhos o tucano paulista pode aspirar ao mesmo. Então, está sujeito Aecinho se distanciar tanto, mas taaaanto, na liderança do PSDB que Serra não vai querer saber de nova disputa interna. Algo que, como se viu agora, não é muito com ele.

E do outro lado? Isto é, quem vai ser o ungido de Lula para defendê-lo na campanha de 2010. Tarso Genro? Talvez queira, mas não é exatamente uma unanimidade petista. Quem, então? É, ela mesma. Aposte em Dilma Rousseff, a chefe da Casa Civil, a dama de ferro do atual e do futuro governo lulista. Duvida? Então, tá. Espera. E verá.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo