Destaque

CPERS. Combate à sonegação no RS é tema de reunião

POR MAIQUEL ROSAURO

CPERS defende um combate mais efetivo à sonegação
CPERS/Sindicato defende um combate mais efetivo à sonegação

A diretoria do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato – Santa Maria recebeu na manhã de ontem (27) a visita do deputado estadual Juliano Rosso (PCdoB). O parlamentar lidera a Frente Parlamentar de Combate à Sonegação, à Pirataria e Contrabando. No encontro, Rosso detalhou o trabalho que vem realizando na Assembleia Legislativa.

Somente este ano, segundo o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, o Brasil vai perder R$ 500 bilhões em sonegação. Esse mesmo estudo diz que 27,6% de toda a arrecadação de ICMS do Rio Grande do Sul é sonegada. Valor que baseado na receita de 2014 dos cofres gaúchos, equivale a R$ 7 bilhões.

Conforme o diretor de mobilização do 2º Núcleo do CPERS, Rafael Torres, uma das pautas de reivindicação do Sindicato é o combate mais efetivo à sonegação.

– A alegada falta de recurso pelo governo do Estado ocorre porque não é arrecadado todo o imposto devido – argumenta Torres.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sonegômetro é baseado em chutes feitos por burocratas. Desde a participação da informalidade na formação do PIB até aplicação de aliquotas médias de tributação de forma linear, tudo é “estimado”.
    Aí entra o lado cômico, um dos principais métodos é ver a diferença entre o que o governo arrecada e o que esperava arrecadar. Também usam amostragem, pegam uma amostra da população e o que acharem de sonegação extrapolam para toda a sociedade. Problema desta estatística é saber o tamanho da amostra, sonegação pode ser maior ou menor. Outros métodos são entrevistas, análise de orçamento familiar, estimativa de tamanho da economia informal.
    Pergunta-se o que é necessário para diminuir a sonegação, quais as respostas? Campanhas de conscientização (dinheiro morto), melhores “condições de trabalho” (ou seja, salários mais altos) e mais pessoal (ou seja, menos trabalho para o pessoal que está lá).
    E o CPERS? CPERS é PT. Qual o motivo da reunião? Grana, mais grana mais salário. Foram discutir tributação, que não é a praia deles, para criticar o governo (incompetente, não arrecada). E a “qualidade da educação”? Isto não precisa discutir, sai aumento amanhã, depois de amanhã acaba a greve. Sempre foi assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo