Destaque

HISTÓRIA. Pesquisadores da UFSM querem preservar a parte mais antiga do Cemitério Ecumênico Municipal

Túmulos que têm falecidos até 1950, na parte antiga do cemitério municipal: preservação é o objetivo do projeto gestado na UFSM
Túmulos que têm falecidos até 1950, na parte antiga do cemitério municipal: preservação é o objetivo do projeto gestado na UFSM

Por VERA JACQUES (texto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, com fotos de JOÃO ALBERTO LICHT TEIXEIRA (Arquivo Pessoal)

A arte cemiterial traz consigo um forte potencial turístico, histórico e cultural. Isto é o que acontece em países como a Argentina (Recoleta), França e Estados Unidos. Em Santa Maria, um grupo de pesquisa, coordenado pela professora do Curso de Arquivologia, Fernanda Pedrazzi, desenvolveu o projeto “Informação Lapidar da parte antiga do Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, – O “Cemitério Alemão”, Fase I”.

O trabalho, que conta com a participação do arquiteto e professor aposentado da UFSM, José Antônio Brenner e do aluno do Curso de Arquivologia, João Teixeira, foi apresentado ao prefeito Cezar Schirmer, na manhã desta quarta-feira (11). O ato aconteceu no gabinete do chefe do Executivo, com a presença da secretária de município da Cultura, Marília Chartune Teixeira. A coordenadora explicou ao prefeito que o trabalho busca mapear os túmulos que têm falecidos até 1950, na parte antiga do Cemitério Ecumênico, conhecido como “Cemitério Alemão”..

A professora doutora Fernanda Kielling esclarece que o grupo propôs ao prefeito, que a administração selecione aqueles túmulos que têm maior significado para o patrimônio para que eles sejam preservados. “A idéia é preservar estes túmulos e assim preservar a história de Santa Maria”, argumenta Fernanda.

O prefeito enalteceu a relevância do trabalho dos pesquisadores e declarou que está examinando de que forma a prefeitura, junto com o Curso de Arquivologia, pode fazer o levantamento, a preservação e a restauração deste patrimônio. “Esta arquitetura (arte cemiterial) tem um viés turístico muito relevante. Agora que estamos em processo de terceirização da gestão dos cemitérios, a partir daí a prefeitura poderá se dedicar à preservação e divulgação deste patrimônio”, diz Schirmer. O prefeito pensa em elaborar um material informativo identificando os túmulos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo