MILITÂNCIA. TSE divulga ‘chamada extra’ de filiados. E, em Santa Maria, partidos alcançam quase 28 mil
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta sexta-feira, em sua página na internet, uma nova estatística de filiados a partidos políticos. São as últimas fichas enviadas em março e só contabilizadas agora. Isso significa, objetivamente, que todos os que constam dessa ÚLTIMA listagem, e cada partido (e a Justiça) tem a sua, estão em condições de concorrer em outubro – desde que seu domicílio eleitoral seja de, no mínimo, um ano em Santa Maria.
Não há modificações no ranking dos maiores partidos. Alguns, como o PT, por exemplo, apresentam expressivo crescimento em relação aos números anteriores, que já eram elevados. O partido que tem o deputado estadual Valdeci Oliveira como pré-candidato a prefeito, ultrapassa os 7.100 alistados oficialmente, o que importa em 1,5 mil (em números redondos) além da amostragem anterior,q uando eram perto de 5,7 mil. É, longe, o mais significativo aumento no número de filiados. Na verdade, com cerca de 25% do total (27.841), é possível afirmar que, de cada 4 filiados a um dos 32 partidos com vida legal na boca do monte, um é petista.
Também há modificações no PSB, de Fabiano Pereira, que ultrapassou a barreira dos 900 alistados (confira na tabela ao lado) e, como curiosidade, o Rede Sustentabilidade, que tinha apenas um filiado, cresceu para 42. É pouco. Quase nada. Mas o suficiente para deixar de ser um dos últimos colocados e, mais que isso, não estar mais entre os 10 com menor quantidade de militantes oficiais. De todo modo, todas as demais siglas oscilaram pouco ou nada em relação ao ranking anterior.
Nas tabelas que ilustram esta nota você tem a relação completa, por partido, com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, e também uma montagem com os 10 maiores e os 10 menores de Santa Maria, o que pode ter muita importância na hora da campanha eleitoral – desde que, claro, exista o engajamento efetivo dos militantes.
Sem saber o número de filiados que efetivamente colaboram na campanha esta estatística diz quase nada. Inclusive pode ser diferente em cada partido, fazendo o ranking inverter na prática.