Destaque

MILITÂNCIA. TSE divulga ‘chamada extra’ de filiados. E, em Santa Maria, partidos alcançam quase 28 mil

Entre os 32 partidos com vida legal na cidade, os 10 maiores contam com mais de 90 % do total de militantes oficialmente filiados
Entre os 32 partidos com vida legal na cidade, os 10 maiores contam com mais de 90 % do total de militantes oficialmente filiados

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta sexta-feira, em sua página na internet, uma nova estatística de filiados a partidos políticos. São as últimas fichas enviadas em março e só contabilizadas agora. Isso significa, objetivamente, que todos os que constam dessa ÚLTIMA listagem, e cada partido (e a Justiça) tem a sua, estão em condições de concorrer em outubro – desde que seu domicílio eleitoral seja de, no mínimo, um ano em Santa Maria.

partidos todosNão há modificações no ranking dos maiores partidos. Alguns, como o PT, por exemplo, apresentam expressivo crescimento em relação aos números anteriores, que já eram elevados. O partido que tem o deputado estadual Valdeci Oliveira como pré-candidato a prefeito, ultrapassa os 7.100 alistados oficialmente, o que importa em 1,5 mil (em números redondos) além da amostragem anterior,q uando eram perto de 5,7 mil. É, longe, o mais significativo aumento no número de filiados. Na verdade, com cerca de 25% do total (27.841), é possível afirmar que, de cada 4 filiados a um dos 32 partidos com vida legal na boca do monte, um é petista.

Também há modificações no PSB, de Fabiano Pereira, que ultrapassou a barreira dos 900 alistados (confira na tabela ao lado) e, como curiosidade, o Rede Sustentabilidade, que tinha apenas um filiado, cresceu para 42. É pouco. Quase nada. Mas o suficiente para deixar de ser um dos últimos colocados e, mais que isso, não estar mais entre os 10 com menor quantidade de militantes oficiais. De todo modo, todas as demais siglas oscilaram pouco ou nada em relação ao ranking anterior.

Nas tabelas que ilustram esta nota você tem a relação completa, por partido, com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, e também uma montagem com os 10 maiores e os 10 menores de Santa Maria, o que pode ter muita importância na hora da campanha eleitoral – desde que, claro, exista o engajamento efetivo dos militantes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sem saber o número de filiados que efetivamente colaboram na campanha esta estatística diz quase nada. Inclusive pode ser diferente em cada partido, fazendo o ranking inverter na prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo