Artigos

Boas Festas – por Elen Biguelini

Neste final de 2022, no qual tanto o país quanto seus cidadãos sofreram muito e passaram por muitos momentos marcantes, desejamos um 2023 mais alegre, que permita a reconstrução e a paz.

Este ano nos deixou cansados, observando os acontecimentos, querendo fugir das notícias e nos esconder na literatura e no cinema (ou nas séries). Mas finalmente se foi, e esperamos que no ano que chega possamos voltar a acompanhar as notícias mundiais sem ouvir sobre guerra, morte, manifestações antidemocráticas.

Refletindo sobre os acontecimentos de um ano que pareceu muito longo, podemos dizer que vencemos. Estamos vivos, saudáveis, vacinados e prontos para o que vier à frente. Aprendemos muitos, sobre nós mesmos e sobre os outros e esperamos que o que foi aprendido não seja esquecido. A história é uma professora idosa e cansada, mas que guarda muito conhecimento e nos ensina com carinho, embora as vezes com métodos antigos e inadequados. Com ela, os acontecimentos podem ser analisados e, assim, demonstrar muito. Espero que tenhamos sido alunos atentos.

O Natal parece nos trazer novas forças, ao celebrarmos nossas famílias e amigos, nas festas de final de ano das empresas, nos amigos secretos entre os queridos. Enquanto o ano novo permite um descanso, horas de praia e alegria.

Desejamos que 2023 seja assim para todos os nossos leitores, um momento de reflexão, de novidades e felicidades, que dê a todos novas forças para continuar com alegria e persistência.

(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo