EducaçãoUFSM

UFSM. Sindicato docente empossa a diretoria e lança obra sobre Sérgio Pires, líder histórico da categoria

Livro que retrata história de precursor do movimento docente na UFSM será lançado às 19h, uma hora antes da posse da nova direção
Livro que retrata história de precursor do movimento docente na UFSM será lançado às 19h, uma hora antes da posse da nova direção

Por FRITZ R. NUNES, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm, com imagem da J. ADAMS PROPAGANDA

A nova diretoria e membros do Conselho de Representantes da Sedufsm tomam posse oficialmente às 20h desta terça, 31 de maio, no Auditório Suze Scalcon (André Marques, 665, sede da Sedufsm). Contudo, uma hora antes, às 19h, ocorre o lançamento de uma obra inédita: “Sergio Pires. Uma vida política”, de autoria da professora Cecilia Pires, aposentada do departamento de Filosofia da UFSM, e companheira ao longo de muitos anos daquele que foi um dos precursores do movimento docente em Santa Maria, e faleceu precocemente no ano de 1990.

O livro, que possui aproximadamente 120 páginas, tem o prefácio do atual presidente da Sedufsm, professor Adriano Figueiró. Ao longo da publicação, textos datilografados por Sergio Pires, recortes de jornais em vários momentos históricos narrando a intensa militância do professor, além de fotos inéditas. No prólogo da obra, Cecilia Pires resume a trajetória de Sergio Pires, falando desde a militância no movimento secundarista, nas comunidades de base da Igreja Católica, no Movimento Negro, passando pelas grandes contribuições no debate em defesa da universidade e da categoria docente.

Na sequência ao lançamento da obra, que terá a presença de Cecilia Pires, familiares e amigos de Sergio Pires, ocorrerá a posse da nova diretoria da Sedufsm, bem como dos nove membros eleitos para o Conselho de Representantes para o biênio 2016-2018. Veja a seguir quem são os componentes da diretoria e também do Conselho de Representantes:

Diretoria

Presidente: Julio Ricardo Quevedo dos Santos – Departamento de História (Centro de Ciências Sociais e Humanas, CCSH).

Vice-presidente: João Carlos Gilli Martins – Aposentado do Departamento de Matemática (Centro de Ciências Naturais e Exatas, CCNE).

Secretária-geral: Fabiane Adela Tonetto Costas – Departamento de Fundamentos da Educação (Centro de Educação, CE).

1ª Secretária: Maristela da Silva Souza – Departamento de Desportos Individuais (Centro de Educação Física e Desportos, CEFD).

Tesoureiro-geral: Carlos Alberto da Fonseca Pires – Departamento de Geociências (CCNE).

1º Tesoureiro: Gihad Mohamad – Departamento de Estrutura e Construção Civil (Centro de Tecnologia, CT).

1ª Suplente: Tatiana Wonsik Recompenza Joseph – Curso de Dança (Bacharelado do Centro de Artes e Letras, CAL).

2º Suplente: Luciano Miranda – Departamento de Ciências da Comunicação de Frederico Westphalen.

3º Suplente: Hugo Gomes Blois Filho – Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CT).

Conselho de Representantes

Os integrantes do Conselho de Representantes que tomarão posse, pela ordem de votação: Ricardo Rondinel (CCSH, 93 votos); Adriano Figueiró (CCNE, 74 votos); Valeska Fortes de Oliveira (CE, 58 votos); Getulio Lemos (Aposentado do CE, 36 votos); Glades Felix (CE, 29 votos); Adriana Zecca (Ciências Agronômicas, Frederico Westphalen, 27 votos); Marcia Paixão (CE, 23 votos); Simone Gallina (CE, a7 votos) e Rivaldo Faria (CCNE, 11 votos).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo