Arquivo

Prefeitura decide mudar Orçamento Participativo

Algumas obras de custo mais elevado poderão ser brecadas. Se hoje o Orçamento Participativo é anual – ainda que algumas (ou muitas, segundo a oposição) estejam atrasadas ou mesmo não começaram – provavelmente será realizado de dois em dois anos.

Tudo o que o parágrafo anterior afirmou está no terreno das possibilidades. E elas foram discutidas nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, pelos ocupantes de Cargos de Confiança e Função Gratificada da prefeitura, em encontro coordenado pelo prefeito Valdeci Oliveira e pelo vice e Secretário Geral de Governo, Werner Rempel.

O colóquio do feriado é tema de reportagem de Elisa Pereira, que o jornal A Razão publica em sua edição desta sexta-feira, e que reproduzo, em parte, a seguir:

”CCs e FGs da Prefeitura
discutem mudanças no OP


Aperfeiçoamento das formas de Participação Popular foi debatida em seminário de governo realizado ontem

O governo municipal irá manter o Orçamento Participativo (OP), mas irá modificá-lo. A definição de novas demandas pela comunidade poderá deixar de acontecer anualmente para ocorrer a cada dois anos e há a possibilidade de que obras com custo muito elevado sejam barradas do processo de escolha de prioridades.

Esses pontos incluídos na rediscussão do Orçamento Participativo foram alguns dos abordados ontem durante evento que reuniu no Seminário São José cerca de 200 integrantes da administração municipal de Santa Maria. A atividade, para a qual foram convocados todos os ocupantes de cargos de confiança (CCs) e de funções gratificadas (FGs) da Prefeitura, teve por objetivo debater formas de aperfeiçoar as iniciativas de participação popular do governo Valdeci Oliveira.

O encontro iniciou às 8h e encerrou pouco depois das 15h e os participantes foram divididos em grupos de trabalho que apresentaram sugestões a respeito do tema debatido que serão sistematizadas pela Secretaria Geral de Governo. A parte final do evento foi dedicada a discussão do Orçamento Participativo, uma das principais bandeiras das administrações petistas. Em Santa Maria, o governo municipal suspendeu a definição de novas demandas do OP pela população em virtude da falta de recursos financeiros para viabilizar todas as obras já priorizadas.

Tanto o prefeito Valdeci Oliveira (PT) quanto o vice-prefeito e secretário Geral de Governo, Werner Rempel (PT), ressaltaram que o Orçamento Participativo Municipal está passando por uma reformulação, mas não foi deixado em segundo plano pela administração de Santa Maria. “Na verdade eu não diria que teremos um novo OP, nós continuaremos com o OP. Nós teremos talvez algumas características modificadas, mas na essência ele será o mesmo”, antecipa o vice-prefeito.

Entre as alterações em estudo estão as de que a definição de novas obras só aconteçam a cada dois anos e do estabelecimento de um limite de valor máximo para as demandas. Outra novidade é que o governo também avalia visitar algumas comunidades ainda este ano para informar que determinadas obras elencadas em edições anteriores do OP não serão realizadas por falta de condições técnicas.

Obras estão sendo feitas

O prefeito Valdeci Oliveira reconhece que a falta de recursos está levando a uma demora na realização de obras do Orçamento Participativo, mas ressalta que elas continuam sendo executadas e entregues à população.

“Há uma demanda muito grande de obras e os recursos são escassos. (…)As obras demoram um pouco pela falta de recursos mas estão saindo. A cada quinze dias, um mês, estamos inaugurando obras do OP. Tem várias em andamento neste momento e logicamente se existir alguma que tiver problema teremos que voltar na comunidade e dizer que não terá como sair em virtude das questões técnicas. Mas nossa decisão é…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo