CidadaniaInternetPrefeitura

CIDADE. SM recebe nota máxima no ranking nacional dos “Portais de Transparência”. Prefeitura comemora

prefeitura transparênciaPor ANA BITTENCOURT (com imagem de internet), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Santa Maria recebeu nota 10 na avaliação do projeto Ranking Nacional dos Portais da Transparência, promovido pelo Ministério Público Federal. A segunda avaliação foi realizada na última semana e resultado foi publicado junto com outros 46 municípios gaúchos que receberam nota máxima. A primeira avaliação do projeto aconteceu em 2015 e conferiu ao município nota de 7,2.

O ranking utiliza informações online disponibilizadas no site das prefeituras, no Portal da Transparência. Dados públicos como receitas, despesas, prestação de contas, diárias pagas  e licitações são considerados para elaboração da classificação final. A transparência é uma obrigação legal dos municípios.

O Ranking da Transparência avaliou os 5.567 municípios do país, dos 26 Estados e do Distrito Federal. O Rio Grande do Sul está em 14ª lugar. Além de Santa Maria, outros 16 municípios da região Centro conquistaram nota 10 no ranking.

Para o prefeito Cezar Schirmer a nota 10 de reconhecimento aplicada pelo Ministério Público Federal ao Portal da Transparência da Prefeitura de Santa Maria é o resultado de uma série de ações e iniciativas que visam dar publicidade as ações e deliberações do Executivo.

“A criação da Controladoria Geral do Município, da Ouvidoria, do Portal da Transparência com a divulgação dos salários dos servidores no site da Prefeitura, aliadas a outras ações de comunicação social e institucional, justificam a avaliação aplicada ao Portal da Transparência da Prefeitura de Santa Maria e faz um reconhecimento aos esforços da Administração Municipal em proporcionar mais visibilidade a tudo que diz respeito à municipalidade”, disse o prefeito.

Além disso, em 2015, pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Santa Maria conquistou o prêmio “Boas Práticas de Transparência na Internet”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). A premiação consiste na concessão de diploma e de um selo digital aos gestores e sites municipais em reconhecimento às iniciativas governamentais que exercem a transparência e o controle social.

SAIBA MAIS – A transparência no serviço público, mais que um dever do Executivo Municipal, é um direito do cidadão. No site da Prefeitura de Santa Maria estão disponibilizados à comunidade de forma objetiva e clara, todas as informações sobre a gestão fiscal do município, em uma linguagem de fácil acesso para o contribuinte. Estão disponíveis para navegação as seções de receita, despesa, execução orçamentária e financeira, quadro funcional, folha de pagamento, faixas salariais, servidores adidos e cedidos, relação de servidores providos em Cargos em Comissão – CCs e Funções Gratificadas – FGs, estagiários, diárias e passagens, etc.. Além de custos operacionais como água, luz e telefones. Acesse http://www.santamaria.rs.gov.br/transparencia/

Confira os municípios do Centro do RS com nota 10 na segunda avaliação

Agudo – de 9,1 para 10

Capão do Cipó – de 6,7 para 10

Dilermando de Aguiar – de 5,7 para 10

Formigueiro – de 3 para 10

Ivorá – de 5,1 para 10

Jaguari – de 5,4 para 10

Jari – de 7,9 para 10

Nova Esperança do Sul – de 6,6 para 10

Nova Palma – de 7,9 para 10

Pinhal Grande – de 7,2 para 10

Santa Margarida do Sul – de 6,7 para 10

Santa Maria – de 7,2 para 10

São Francisco de Assis – de 6,8 para 10

São João do Polêsine – de 6,7 para 10

São Pedro do Sul – de 8,3 para 10

São Vicente do Sul – de 4,1 para 10

Toropi – de 1,7 para 10

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo