Eleições 2016PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2016. Um quadro cada vez mais nítido

Depois de alguns esboços, cenário do pleito começa a ganhar mais forma. Mas ainda há ajustes a ser feitos, antes das convenções de julho
Depois de alguns esboços, cenário do pleito começa a ganhar mais forma. Mas ainda há ajustes a ser feitos, antes das convenções de julho

Por JOYCE NORONHA, com foto de Reprodução, no jornal A RAZÃO

Além de conseguir apoio do PR, com a retirada da pré-candidatura de Paulo Ceccim à Prefeitura, o PSDB ganhou mais um aliado de peso na noite de quinta-feira: a entrada de Sérgio Cechin, pré-candidato do PP, na chapa encabeçada por Jorge Pozzobom (PSDB). Agora o cenário político para o pleito de Santa Maria começa a ficar mais nítido. Nesta imagem também é possível ver mais proximidade entre o PSB, que tem Fabiano Pereira como pré-candidato ao Executivo, e o PMDB, que já sinalizou com Magali Marques da Rocha para fechar a chapa majoritária da coligação.

Das revelações de majoritária completa estão a chapa pura do PDT, com Marcelo Bisogno e Ewerton Falk como vice, e a aliança entre Solidariedade e PSC, que apresenta Jader Maretolli (SDD) junto com Adão Lemos (PSC). No quadro também aparecem quatro pré-candidatos à Prefeitura que ainda não indicaram nomes para as vagas de vice. São eles Alcir Martins (PSOL), Tiago Aires (PCdoB), Valdeci Oliveira (PT) e Werner Rempel (PPL).

Apesar de tratativas, as pinceladas desta paisagem ainda estão com a tinta fresca e podem ser modificadas, pois as coligações só são definidas depois das convenções partidárias que, conforme o calendário eleitoral, devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto. Se aprovadas nas convenções de cada partido, o quadro estará pronto para ser pendurado e analisado.

a razão no meioPINTURA QUASE DEFINIDA

Não parece provável que o solvente seja usado para apagar uma recém formada união, mas os discursos entre PSDB e PP ainda não estão em sintonia. Jorge Pozzobom disse ao Jornal A Razão na sexta-feira que fica honrado com o apoio dos progressistas e, principalmente de Sérgio Cechin, mas não confirma nenhum nome como candidato a vice na chapa. Contudo, Cechin diz que a parceria “já foi definida ontem (sexta). Sou candidato a vice”.

De qualquer maneira o PSDB deve terminar o uso das tintas na manhã deste sábado, quando as legendas se encontram para uma reunião de aliados. “Marcamos às 11h, do dia 11, como homenagem simbólica ao PP, que é o número 11. Queremos colaboração, o que o PP entender que é necessário… Não tenho dúvidas, eles vêm se aliar ao que nós estamos propondo para Santa Maria”.

REFORÇO DE CORES

Nas aquarelas há quem diga que duas siglas da mesma cor pensam em se fortalecer. Só que para isso, Marcelo Bisogno (PDT) retiraria sua pré-candidatura para ser o vice de Valdeci Oliveira (PT). Entretanto, Bisogno garante que os trabalhistas estão com a coloração acertada na chapa pura. “Tenho muito respeito pelo Valdeci, como pelo PT, mas estamos com nosso projeto firme”, reforçou o pedetista.
Por sua vez, Valdeci se ateve a declarar que até o fim de junho vai anunciar o nome de seu candidato a vice, porém não deixou o traço forte se este parceiro é colega de sigla ou de outro partido.

PETISTA APAGADO?

Na sexta-feira, Valdeci Oliveira precisou lidar com a possibilidade de ser apagado do quadro de pré-candidatos ao Executivo e ser declarado inelegível. A divulgação de uma lista do Tribunal de Contas da União (TCU) diz que as contas de 2007 do petista, quando ele era prefeito de Santa Maria, estariam irregulares.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo