EducaçãoMeio AmbientePrefeituraSanta MariaSaúdeTecnologiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Em primeira mão, novidade na Feisma, Inovação e Tecnologia, “Bergaday” é hoje…

luneta exporfeira* Agora há pouco, no programa “Controle Geral Entrevista” (reprodução ao lado), na TV Santa Maria, o coordenador da Feisma trouxe uma novidade em relação ao evento deste ano.

* Entrevistado pelo jornalista Vicente Bisogno, o empresário Luiz Fernando Pacheco anunciou que um dos pavilhões do Centro Desportivo Municipal será destinado à Exposição Feira Agropecuária de Santa Maria – que não será realizada autonomamente neste ano.

Cemitério Ecumênico. Nova licitação, como o site antecipou na madrugada passada e a Prefeitura confirmou (foto Deivid Dutra/A Razão)
Cemitério Ecumênico. Nova licitação, como o site antecipou na madrugada passada e a Prefeitura confirmou (foto Deivid Dutra/A Razão)

* A prefeitura divulgou nesta segunda-feira, com a devida repercussão nas versões online dos jornais e também nas emissoras de rádio, informação antecipada pelo site na madrugada passada.

* No caso, o lançamento do edital para a concessão do Cemitério Ecumênico Municipal por 15 anos. Aliás, o segundo com o mesmo objetivo, como registrou AQUI o repórter Luiz Roese, em primeira mão.

* O vencedor da licitação, que encerra em julho, vai administrar uma estrutura de 12 hectares, pra lá de estragadinha, e com investimentos que se aproximam dos R$ 10 milhões.

Luciana, articulista do sítio, e Almeida são os palestrantes desta quarta
Luciana, articulista do sítio, e Almeida são os palestrantes desta quarta

* A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da UFSM promove nesta quinta, a partir das 2 da tarde, no Auditório Pércio Reis, do Centro de Tecnologia, a palestra de propriedade intelectual “Inovação, tecnologia e proteção”.

* Os ministrantes são Custódio César de Almeida e Luciana Manica Gössling. Luciana é articulista deste site há mais de dois anos.

* A advogada e professora escreve, quinzenalmente, exatamente sobre o tema em debate e suas, digamos, adjacências.  Ah, o evento é gratuito e aberto ao público em geral, e não apenas à comunidade universitária. Será emitido certificado digital aos presentes.

* O Centro de Ciências Socais e Humanas da UFSM realiza, nesta terça, o Bergaday, ao meio dia, em frente ao Restaurante Universitário 1 (da União), no campus de Camobi.

* O intuito do evento é promover uma experiência agradável e, além da distribuição gratuita de bergamotas, haverá uma apresentação musical do trio “Batata e os Bergas”, formado exclusivamente para o evento.

* O Bergaday CCSH, conforme os organizadores, promete ser a maior lagarteada de todos os tempos, isso porque há um intenso movimento de estudantes no horário de almoço em frente ao RU.

* O local, além disso, conta com um gramado ideal para o hábito regional de “lagartear” comendo bergamota ao sol. Mais informações pelo e-mail [email protected].

* Segundo o ultimo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, perto de 99 mil santa-marienses foram vacinados contra a Gripe, até a última quinta-feira. 

* A imunização será retomada na manhã desta terça, agora direcionada a novos grupos, como servidores do Procon, da Secretaria de Comunicação e Programação Institucional, Cemitério Santa Rita, Ministério Público Federal, Receita Federal e  Exército (contingente que irá para as Olimpíadas).

* O local de vacinação destes grupos é a Unidade Básica de Saúde Erasmo Crossetti, localizada na Rua Floriano Peixoto, 1752.

* Além destes segmentos, a imunização continua a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ESFs, somente para os Grupos de Risco Prioritários da campanha de vacinação, mesmo com quantidade reduzida de vacinas disponibilizadas pelo Estado.

* A Vigilância em Saúde esclarece que, no município de Santa Maria, as metas foram atingidas na maioria dos grupos de risco (mais de 80%), exceto gestantes.

100 mudas de árvores entregues na Praça Saldanha Marinho, pelo DNIT e consórcio da Travessia Urbana , no Dia do Meio Ambiente (foto Divulgação)
100 mudas de árvores entregues na Praça Saldanha Marinho, pelo DNIT e consórcio da Travessia Urbana , no Dia do Meio Ambiente (foto Divulgação)

* Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) distribuiu, nesta segunda, mudas de árvores nativas para pessoas que circulavam na Praça Saldanha Marinho.

* A atividade foi desenvolvida pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria. Ao todo a equipe entregou 100 mudas das espécies como Jabuticaba, Ingá-de-Beira-de-Rio, Uvaia, Guabiju e Cerejeira-do-mato.

* A ação, informa material da assessoria de imprensa, buscou lembrar aos cidadãos boas práticas que podem ser adotadas na rotina diária das pessoas com a finalidade de preservar o meio ambiente.

* Além de realizar a distribuição das mudas e de sacolas reutilizáveis, integrantes da gestão detalharam os programas ambientais que estão sendo executados na obra.

* O objetivo é prevenir, minimizar e sempre que necessário compensar os impactos ocasionados pela duplicação das BR-158/RS e BR-287/RS. Com os trabalhadores, a equipe de do Programa de Educação Ambiental realizou palestras com a temática: Água, um recurso insubstituível.

* A atividade apresentou dicas para um consumo consciente e um quadro que chama atenção para o desperdício.   

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo