DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. UFSM oferta mais de mil vagas para a pós-graduação no segundo semestre de 2023

Inscrições iniciam agora em maio, para doutorado, mestrado e especialização

Da Agência de Notícias da UFSM / Com imagem de Reprodução

As coordenações dos Programa de Pós-Graduação junto à Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Federal de Santa Maria divulgaram nesta sexta-feira (28) o edital do processo seletivo para especialização, mestrado e doutorado com ingresso no segundo semestre letivo de 2023

(você confere também, NA ÍNTEGRA, no final desta publicação). São oferecidas 327 vagas de doutorado, 688 de mestrado e 48 de especialização, totalizando 1063 vagas para ingresso no 2º semestre letivo de 2023. As inscrições podem ser realizadas através do Sistema Online de Inscrição, tendo como primeiro prazo 02 a 29 de maio.

Os Editais Específicos de cada Curso de Pós-graduação estão publicados na página do edital, separados por nível de curso, Doutorado, Mestrado e Especialização. Durante o processo de inscrição, os candidatos precisam inserir documento com foto, comprovação de titulação mínima exigida em edital, além dos documentos para avaliação solicitados nos editais específicos. 

Janelas de Inscrição

Uma mudança neste edital são as janelas de seleção, ou seja, os interessados terão dois momentos para realizar a inscrição no processo seletivo. A primeira janela vai de 2 a 29 de maio e a segunda, ofertada por alguns cursos, de 10 a 21 de agosto. As duas janelas de seleção e ingresso são processos independentes, sendo necessário fazer inscrições separadas. 

Conforme a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a alteração na forma de ingresso foi feita para aumentar a atratividade do processo seletivo para os estudantes, facilitando o ingresso na pós-graduação, através da  previsibilidade e flexibilidade da oferta de vagas. 

Ações afirmativas na pós-graduação

Com a finalidade de atender à Resolução 68, de 2021, a PRPGP adotará ações afirmativas nas seleções de ingresso à pós-graduação. A partir de 2024, todos os programas terão de oferecer, no mínimo, 12% das vagas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs) e 8% das vagas para Pessoas Com Deficiência (PCDs). Os cursos podem prever percentuais maiores para PPIs e PCDs e, também, outros tipos de cotas. Cabe destacar que o percentual de ações afirmativas pode ser relativo à linha de pesquisa, à área de concentração ou, ainda, ao edital como um todo.

Nesta seleção, alguns cursos já ofertam vagas reservadas a ações afirmativas.

Em caso de dúvidas sobre o edital, é possível escrever para [email protected]. Para dúvidas sobre seleções específicas, é possível contar cada programa.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo