Destaque

UFSM. Esquerda perde eleição para coordenação do DCE. Grupo com apoio de PMDB/PSDB/MBL no poder

dceFadiga dos metais? Discurso que não pegou? Propostas desinteressantes à maioria do eleitorado? Bueno, tudo isso deve, imagina-se, permear as discussões dos militantes estudantis mais à esquerda. O fato é que, pela primeira vez em muitos anos, alunos mais identificados com posições de centro-direita formaram uma chapa que conquista o poder no Diretório Central de Estudantes da UFSM.

O pleito aconteceu entre ontem e anteontem e a apuração avançou pela madrugada desta quinta-feira. O resultado final aponta a vitória da chapa 3, “Libertas”, que conta com militantes vinculados ou simpatizantes do PMDB, PSDB e outros partidos e vários sem partido, além do Movimento Brasil Livre (MBL) que em Santa Maria organizou manifestações pela derrubada do poder da presidente Dilma Rousseff.

O “Libertas” obteve 2057 votos. A chapa 1, que representa a Situação, e que tinha o controle político da corrente petista Articulação de Esquerda e contava também com o apoio de outros militantes do PT, como predominantes, chegou em segundo lugar, com 1.481 votos. A chapa 2, da Esquerda-Esquerda, com militantes e simpatizantes de PSOL, PSTU, além de moradores das Casas de Estudantes, obteve 1034 votos e chegou em terceiro lugar. Houve ainda 45 votos brancos e/ou nulos, totalizando 4.617 votantes.

REPERCUSSÃO. O editor papeou com fonte vinculada à Reitoria da UFSM e também outros observadores da cena política universitária. Houve uma unanimidade: as chapas perdedoras devem ser responsáveis pela maior parte das mobilizações que eventualmente aconteçam a seguir. Já o DCE, como entidade, tende a ser muito mais conciliador e pouco combativo. Bueno. Algo a se conferir. A grande novidade, neste ano, foi a derrota da Esquerda na UFSM. A consequência? Logo se notará.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. manchete devia ser “Com 55% dos votos válidos, esquerda perde eleição, e terceira chapa chega ao poder com 45% dos votos válidos”

  2. ” chapa 3, “Libertas”, que conta com militantes vinculados ou simpatizantes do PMDB, PSDB e outros partidos e vários sem partido, além do Movimento Brasil Livre (MBL) “. Essa é uma passagem do texto e isso não significa que a organização é ligada a qualquer um desses partidos ou movimentos. Pela mesma lógica se minha empresa contasse com funcionários psdebistas seria uma organização de direita. Não é isso que deve acontecer. Posições pessoais em relação à política não devem interferir na instituição.

  3. Eis o reflexo dos acontecimentos nacionais.

    Ganharia até o “partido das madames” (se existisse), se concorresse contra os que representam os partidos que afundaram o país e se envolveram em tantos escândalos.

  4. É uma pena, desde que eu tinha acabado a graduação não tinha visto uma gestão do DCE com tanta convicção na luta. Mas já passei por esse diretório, e o grosso dos acadêmicos quer mesmo pão e circo.

  5. UFSM tem 29253 alunos matriculados, uns 22 mil em SM. Descontando uns dois mil da pós-graduação que votam separado, ficamos em 20 mil. Pouco mais de 20% de comparecimento. Formação dos “cidadãos” vai de vento em popa.

  6. Processado o Claudemir? Puffff que besteira… processado, pasteurizado e requentado é esse grupo que certamente irá atrapalhar a luta dos estudantes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo