UFSM. Nova rádio ganha nome e identidade visual
Por Agência de Notícias da UFSM
A nova rádio da Universidade Federal de Santa Maria já tem nome e frequência: UniFM 107.9. Junto ao nome, a UFSM também apresenta a identidade visual da emissora, com tipografia de fácil legibilidade e referência aos morros característicos de Santa Maria. O logotipo representa o fortalecimento do vínculo da UFSM com a comunidade, e a renovação da trajetória da Rádio Universidade como emissora pública e educativa, voltada à informação e cultura.
A escolha do nome e a criação da marca foram desenvolvidas na disciplina de Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda, por demanda e sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Os autores são os estudantes Arthur Vanz, Carolina Mulero, Luis David Padilha e Rafael Hönig, com orientação do professor Rodrigo Correa.
O logotipo foi desenvolvido por meio de pesquisas de mercado e estudos sobre tendências em comunicação. A marca baseia-se na releitura das cores institucionais da universidade e faz uma referência aos morros de Santa Maria estilizados como ondas sonoras.
Iniciado há pelo menos 15 anos, o processo de estruturação de uma nova rádio da UFSM na frequência FM ganhou fôlego nos últimos meses. Quatro grupos trabalham nas definições técnicas, de programação, e identidade sonora e visual.
A expectativa é de que, até o final deste ano, a UniFM esteja no ar, como a mais nova emissora de Santa Maria voltada para informação e cultura. A programação está em fase final de estruturação, mas já é possível adiantar que alguns destaques da irmã mais velha, a Rádio Universidade AM, que completa 50 anos em 2018, serão transmitidos pela UniFM 107.9.
Se dividir o contorno dos morros ao meio, a metade esquerda não é parecida com o Pão de Açucar? E a da direita não parecida com o Mont Blanc visto de determinado ângulo? Ou é impressão?
Sinceramente? A marca deixou muito a desejar. Os integrantes do projeto não estavam nada inspirados. Isso acontece. Mas vamos ter coragem para rasgar e começar do zero? Marca é quase para sempre. Ainda há tempo.