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CIDADE. Prefeitura receberá proposta das empresas interessadas em manter a iluminação pública de SM

Por VERA JACQUES (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Propostas serão conhecidas nesta terça. A atual prestadora do serviço tem contrato ainda nesta semana, mas será substituída pela vencedora da licitação
Propostas serão conhecidas nesta terça-feira. A atual prestadora do serviço tem contrato ainda nesta semana, mas será substituída pela vencedora da licitação

O Parque de Iluminação Pública de Santa Maria, em sua área urbana, totaliza mais de 23 mil pontos de iluminação pública, com uma previsão de ocorrência de manutenção em 15 mil pontos por ano. Para atender melhor esta demanda, a Prefeitura Municipal, por meio da Comissão Permanente de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia, reforça a divulgação da abertura de um novo processo licitatório (Edital nº 4/206), na modalidade de Concorrência, pelo regime de execução indireta, do tipo menor preço, empreitada por preço global. A abertura dos envelopes com as propostas acontecerá nesta terça-feira (12), às 10h, na Sala de Licitações, no 2º Andar do Centro Administrativo Municipal, na Avenida Venâncio Aires, nº 2277.

A empresa vencedora do certame ficará responsável pelo fornecimento de material e mão de obra, veículos, ferramentas e equipamentos de empresa de engenharia especializada na prestação de serviços, para a manutenção dos pontos de iluminação pública integrantes do Parque de Iluminação Pública no Distrito Sede da Área Urbana do município de Santa Maria.

Para a realização do trabalho contratado pela Prefeitura, e fiscalizado pela Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, a empresa receberá um valor mensal de R$ 149.890,67. Este valor, bem como a conta de Iluminação Pública do município, é pago com recursos arrecadados através da taxa de Contribuição para Iluminação Pública (CIP), paga mensalmente pelo contribuinte na conta de luz. A CIP foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

O secretário adjunto de Infraestrutura e Serviços, Alexandre Brasil, explica que a substituição da empresa atual, cujo contrato encerra nesta semana, se justifica devido à insuficiência do trabalho e ao elevado número de reclamações dos contribuintes. Brasil ressalta que um dos diferenciais do novo contrato será a contratação por preço global, e não mais por serviço prestado. “Agora a empresa tem que manter os 25 mil pontos de luz, pelo preço global”, acrescenta o secretário adjunto. De acordo com Brasil, para novos pontos será contratada outra empresa.

A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços informa que a partir da próxima quarta-feira (15), quando termina o prazo contratual da empresa Quantum, a Prefeitura dará assistência ao contribuinte na manutenção de pontos de iluminação pública. O telefone para contato é o (55) 32220733.

Confira a descrição dos serviços conforme o Termo Referencial

Serviços de Manutenção

– Serviços de Manutenção correspondem  a  todas  as  atividades  necessárias  para  que o Parque  de Iluminação Pública instalado desempenhe suas  funções  e opere  em  condição  normal,  padronizada  e de segurança.

– Os serviços de manutenção de um Parque de Iluminação Pública podem ser entendidos de duas formas de atividades, a saber:

– Serviços de rotina, que é o conjunto de atividades essenciais,  para  o  restabelecimento da operação do Parque de Iluminação Pública em função  das ocorrências comuns de queima, pane, fadiga, falha ou de  baixo desempenho;

– Serviços Corretivos, que são atividades complementares aos serviços de rotina, para restabelecimento integral das condições operacionais  de  todo o Parque de  Iluminação Pública em consequência da ocorrência de  falhas,  obras,  acidente,  furto,  vandalismo, intempéries, instalação  inadequada  ou desempenho  deficiente.

– Nos serviços de Manutenção do Parque de Iluminação Pública da área Urbana estão incluídos a aquisição dos materiais, a utilização dos equipamentos, a utilização dos ferramentais necessários e a prestação dos serviços de mão de obra.

– Todos os pontos de iluminação pública portadores de lâmpadas em Vapor de Mercúrio 125 W, 250 W e 400 W, que apresentarem pane no reator, serão substituídos por lâmpadas de Vapor Metálico 70 W, 150 W e 250 W respectivamente, com a aquisição e instalação de reator compatível com o tipo e a capacidade dessas lâmpadas

São considerados serviços de Manutenção do Parque de Iluminação Pública:

– Deslocamento horizontal da equipe para chegar ao ponto de atendimento;

– Deslocamento vertical da equipe no ponto de atendimento (poste);

– Aquisição e substituição de lâmpadas por componentes semelhantes;

– Aquisição e substituição de reator por componente semelhante;

– Aquisição e substituição de relé fotoelétrico por componente semelhante;

– Aquisição e substituição de base de relé fotoelétrico por componente semelhante;

– Substituição de luminárias;

– Fixação da base do relé pendente;

– Limpeza do difusor da luminária;

– Instalação de difusor na luminária;

– Fixação de difusor pendente;

– Alinhamento do corpo da luminária;

– Alinhamento do braço da luminária;

– Aquisição e substituição do porta-lâmpada;

– Substituição do braço do ponto de iluminação;

– Substituição da cinta de fixação do braço da luminária;

– Substituição de parafusos e porcas das cintas de fixação do braço da luminária;

– Fixação de cinta de fixação do braço da luminária que esteja pendente;

– Aquisição e substituição do condutor que alimenta a luminária;

– Aquisição e substituição dos conectores que une os cabos à rede pública;

– Aquisição e substituição de chaves contatoras (10 A a 100 A);

-Aquisição e substituição de disjuntores das contatoras (10 A a 100 A);

– Aquisição e substituição de fusíveis das contatoras (10 A a 100 A);

– Outros serviços correlatos à manutenção de pontos de iluminação pública.

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