CulturaPrefeituraSanta Maria

CULTURA. “Evento Celebração” terá circo, dança, teatro e muita música, hoje, na Gare da Viação Férrea

Um superespectáculo está montado e acontece na tarde de hoje, na Gare. São artistas locais e performances para todos os gostos
Um superespectáculo está montado e acontece na tarde de hoje, na Gare. São artistas locais e performances para todos os gostos

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nesta terça-feira (5), a Gare da Viação Férrea será palco de um grande evento. No dia em que Santa Maria recebe a Tocha Olímpica, símbolo oficial das Olimpíadas Rio 2016, centenas de artistas, entre músicos, atores, atrizes e bailarinos realizam o Evento Celebração. A programação foi definida contempla diversos estilos e prioriza a participação de artistas locais, com a intenção de valorizar a produção cultural da cidade.

O Evento Celebração será realizado a partir das 16h30. Até às 21h30, o público confere apresentações circenses, acrobacias, dança, teatro, música eletrônica, sertanejo, música gaúcha, jazz e MPB. Além das apresentações artísticas e culturais, haverá sorteio de brindes dos patrocinadores oficiais do evento: Nissan, Coca-Cola e Bradesco. A estrutura que vem para Santa Maria é a mesma que percorre o Brasil, formada por um caminhão-palco móvel, mais três caminhões dos patrocinadores. A entrada é franca.

Programação:

16h30 – Música Eletrônica – Projeto Chill Out

17h30 – Show musical com artistas locais: Junior Benaduce, Julio Pereira, Vanderson Rocha, Miguel Ranoff, Renato Mirailh, Marcio Correia, Joni André, Elias Rezende, Luciano Martins, Evandro Zamberlan.

18h30 – Atividades dos parceiros e patrocinadores

19h30 – Chegada da Tocha Olímpica (previsão)

20h30 – Show musical com artistas locais: Deborah Rosa (música brasileira), Projeto Blue Spot (jazz), João Vitor e Márcio (sertanejo), Pirisca Grecco (música gaúcha), Projeto Chill Out (música eletrônica), Cia Sorriso com Arte (dança, teatro, circo)

21h30 – Encerramento

Confira a seguir as atrações musicais do Evento Celebração:

Pirisca Grecco: música gaúcha para o mundo

O cantor e compositor Pirisca Grecco nasceu há 43 anos junto com a Califórnia da Canção em Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do Estado. Metade de sua vida foi dedicada a fazer arte. Arte com identidade Gaúcha e passaporte para viajar o mundo.  Em seis CD’s lançados, Pirisca conquistou cinco vezes o Troféu Açorianos. Venceu cinco Barrancas de São Borja. Tem três Calhandras de Ouro na bagagem e também é tri campeão da Coxilha Nativista de Cruz Alta e do Reponte da Canção de São Lourenço. Bi-campeão do Musicanto, de Santa Rosa e da Sapecada, de Lages/SC, além de ter vencido os principais Festivais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O artista já atuou em importantes palcos do mundo, dentre eles Buenos Aires, Montevidéu, no Uruguai; além de países da Europa como Portugal, Espanha, Suíça e França. Em novembro de 2014 desembarcou com sua Comparsa em Hong Kong, na China. O artista tem destacada atuação no Cinema Gaúcho assinando Trilhas Sonoras de curtas e longas metragens como “Tempos de Luta”, que retrata a vida de Leonel Brizola e o épico “Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas. Também integrou a trilha da série “Animal”, veiculada na GNT e Rede Globo de Televisão.

Com sua Comparsa Elétrica, Pirisca Grecco trabalha há quatro anos no projeto Clube da Esquila, que reúne todo mês na Capital Gaúcha, músicos de diversas vertentes para celebrar e cantar o Rio Grande.

Débora Rosa: uma carreira consolidada na MPB

De uma família de artistas, avô materno compositor, pai seresteiro, mãe artista plástica e irmão guitarrista, Deborah Rosa tem como berço artístico a cidade Santa Maria. É cantora e interprete reconhecida pelo seu talento em esfera regional.

Com sua voz forte e sua capacidade de emocionar, Deborah vem há 20 anos trabalhando e contribuindo para a cena musical gaúcha. Premiada e sempre com um novo trabalho para a presentar, a artista faz um verdadeiro passeio pela música brasileira. O repertório é eclético, abrangendo a obra de mais de 30 cantoras e autores brasileiros. No último dia 10 deste mês fez o show de abertura para a cantora Alcione, em Santa Maria.

Sertanejo universitário com João Vitor e Márcio

A dupla de sertanejo universitário João Vitor e Márcio, se apresenta no dia 5, no palco da gare. Com 20 anos de bagagem, a dupla santa-mariense traz um show irreverente, atualizado e com muita qualidade. De acordo com os produtores, “eles vêm conquistando admiradores por onde passam”. Os artistas contam com uma competente equipe de profissionais tanto músicos quanto técnicos. “Eles são atração nas principais casas do Rio Grande do Sul e de outros estados”, completam os produtores da dupla.

Projeto Chill Out: música eletrônica no Evento Celebração

O Projeto Chill Out surgiu da ideia de três amigos apaixonados por música eletrônica, que se reuniam praticamente toda a semana para confraternizar e escutar o estilo. O projeto foi concebido em 2013 e foi moldado e planejado até o início de 2016, onde, através de uma parceria com um bar da cidade de Santa Maria, os artistas conseguiram colocar em prática.

Chill Out é “relaxar”. Emergido no início dos anos 90 o gênero tem como conceito, propor um estilo de música com melodia baixa e uma batida calma, feito por produtores musicais e Dj´s contemporâneos da musica eletrônica. O estilo era muito tocado em bares, restaurantes e elevadores, daí a razão pelo termo “música de elevador”. Rapidamente tornou-se um evento, uma “escapatória” para a vida agitada e conturbada do novo milênio, usando a musica eletrônica como veículo em locais onde o público possa sentar, interagir e relaxar.

Jazz com o Projeto Blue Spot

A Blue Spot é um projeto que reúne músicos santa-marienses com trajetória reconhecida na cena local. Formada por Fabiano Ribeiro (guitarra), Emerson “Sino” Lopes (baixo), Rodrigo Cunha (bateria) e Daiane Diniz (vocal), o grupo aposta no repertório baseado fundamentalmente no Jazz. A banda vai além, apresentando novos arranjos para músicas contemporâneas em fusão com o  estilo inconfundível inventado nos Estados Unidos.

Desta forma, o repertório da Blue Spot revisita clássicos de Stevie Wonder e Eric Clapton, mas também cria releituras para Britney Spears, The Cardigans, Sam Smit, Meghan Trainor, tudo isso em arranjos jazzísticos de primeira linha.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Lembra um disco d’Os Mutantes, Panis et Circensis. Lembra aquela história dos indígenas trocando madeira por espelhinhos. Ou do degredado casando com a filha do cacique e colocando a aldeia inteira a trabalhar para ele. O que lembra os portugueses, os mesmos que têm um ditado que afirma que não se fala em corda em casa de enforcado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo