EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Em poucas horas, o começo da maior celebração do segmento, na America Latina

Quinta-feira foi dia de montar os estandes na Feira. Abertura oficial acontece à tarde, mas de manhã já estará pronta para visitação
Quinta-feira foi dia de montar os estandes na Feira. Abertura oficial acontece à tarde, mas de manhã já estará pronta para visitação

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), da Assessoria de Imprensa dos Eventos da Economia Solidária

Faltam poucas horas para o início da maior celebração da Economia Solidária na América Latina. A 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária estarão abertas para o público a partir das 8h desta sexta-feira (8), em Santa Maria. São esperados 250 mil visitantes até domingo (10). A entrada é gratuita.

Os eventos ocorrem no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e são realizados pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Prefeitura Municipal, entre outras instituições.

Nesta quinta (7), véspera do evento, centenas de expositores circularam pelos corredores da Feira a fim de montarem os estandes. Pessoas de todos os cantos do país já estão em Santa Maria, como Amélia Costa e Elaine Posser, que representam a Associação dos Artesãos Sepeenses (ASSASP).

Artesão Ceciliano Buss, veio de Blumenau, Santa Catarina. Este é o quarto ano que ele participa da Feira. Ele representa o grupo “Verbo Tecer”
Artesão Ceciliano Buss, veio de Blumenau, Santa Catarina. Este é o quarto ano que ele participa da Feira. Ele representa o grupo “Verbo Tecer”

– Estamos muito empolgadas, participamos da Feicoop desde as primeiras edições. Trouxemos uma grande variedade de artesanato em madeira, tecido, feltro, crochê e bordado – relata Amélia.
De Blumenau-SC, o grupo Verbo Tecer veio representado pelo artesão Ceciliano Buss, que trouxe a sua produção de jogos educativos para o desenvolvimento da memória. Peças como os jogos Resta Um e Torre de Hanói estarão expostas para comercialização.

– Hoje em dia a garotada fica muito tempo na internet e no videogame e não sabem como é divertido brincar com estes jogos “artesanais” – afirma Buss, que promete desafiar o público da Feira com os jogos que ele mesmo produz.

O município de Ivorá-RS será representado por dois empreendimentos, Artivorá, com artesanato, e Coopivorá, com produtos típicos produzidos na região da Quarta Colônia.

– Iremos trazer feijão, vinho, cachaça, rapadura de amendoim, lasanha e mini pizza – antecipa Tânia Carneglutti, da Coopivorá.

Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Nesta sexta, o destaque da programação é a 12ª Caminhada pela Paz e Justiça Social, que inicia às 14h, em frente ao Santuário Basílica da Medianeira. O ato desce a Rua Heitor Campos até a Feicoop. A abertura oficial será às 16h, no Palco da Feira.

CLIQUE AQUI e confira a programação completa.

Horários de visitação:

Sexta-feira (8) – das 8h às 20h
Sábado (9) – das 8h às 20h
Domingo (10) – das 8h às 18h

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo