MÚSICA. No Dia do Rock, ouvindo o ‘Supertramp’. E você pode conferir o disco e o show ‘Paris’, na íntegra
Por MÁRCIO GRINGS, com foto de Divulgação
Daria pra falar de dezenas de álbuns, mas escolhi destacar nesse Dia Mundial do Rock um daqueles discos que vira e mexe sempre volta a girar no meu toca-discos. “Paris” foi gravado na turnê de “Breakfast in America” (1979), LP de maior sucesso do Supertramp na década de 70, e mesmo tour pelo qual o grupo correu o mundo por dez meses.
Gravado na terceira das quatro noites que lotaram o Pavillon, em Novembro de 1979, o resultado dessa captura foi empacotado num LP duplo e colocado nas prateleiras no ano seguinte. O cultuado álbum ao vivo é considerado um dos maiores registros feitos na estrada por uma banda de rock em todos os tempos.
Na época, a banda inglesa tinha na sua linha de frente dois cantores/compositores de mão cheia. Fora do palco, o relacionamento de Rick Davies (voz e teclados) e Roger Hodgson (voz, guitarra e teclados) não era bom. Eles não eram amigos, porém, mesmo assim dividiam as composições e os vocais. Entre discordâncias, seja de ordem artística ou até mesmo fora do trabalho, clássicos não deixaram de florescer. E foram muitos. Vendo o DVD de “Paris” (lançado tardiamente em 2006, e disponível no Brasil), dá pra sacar que a dupla realmente não se topava: reparem como não há uma mínima troca de olhares ou qualquer interação fora do protocolo. Apesar disso, tudo flui na apresentação…
PARA LER A ÍNTEGRA, ACESSAR O DISCO E O SHOW, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.