SAÚDE. Pozzobom quer base do SAMU aéreo em Santa Maria. E também a descentralização do “192”
Por THIAGO BUZATTO, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
O deputado estadual Jorge Pozzobom esteve no início da tarde desta quarta-feira (27) no Hangar do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, em Porto Alegre. O parlamentar foi buscar mais informações sobre a estrutura necessária para que Santa Maria possa sediar uma base para o Batalhão Aéreo da Corporação.
A intenção é fazer um projeto para apresentar ao Governo do Estado oferecendo a estrutura necessária para contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Aéreo para atender toda a região Central em salvamentos e também para ser utilizado na Segurança Pública.
Pozzobom considera o SAMU um serviço fundamental para o salvamento de vidas. Além de ter disponível o helicóptero, o parlamentar também pretende descentralizar o atendimento do serviço telefônico do SAMU, tendo uma central específica para atender Santa Maria.
“Em 2009, foi homologado o meu pedido para a criação do Batalhão Aéreo da Região Central. O Governo do Estado possui dois helicópteros equipados, e bases em Caxias do Sul e Uruguaiana, além da Capital. Sem sombra de dúvidas, ter uma base do Comando Aéreo da Brigada no Coração do Rio Grande será bom não só para Santa Maria, mas para o Estado inteiro”, afirmou.
Como Santa Maria, vai querer um home, desse de prefeito tem que ficar como deputado, para correr atras destes progetos caso contrario após as eleições vão ser esquecidos, e eu acreditei.
Outra opção seria firmar convênio com a Força Aérea. Afinal já existe o 5°/8° Gav, Esquadrão Pantera na comuna.
Mas problema mesmo é o tempo de resposta do SAMU até onde sei.