CAMPANHA. Werner Rempel diz que vai priorizar a saúde e buscará a criação de uma Fundação Municipal
Por FRANCIELE RODRIGUES MARQUES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Coligação
O fato de ser médico há mais de 30 anos e conhecer de perto a difícil realidade da saúde pública em Santa Maria fazem o candidato do PPL à prefeitura da cidade, Werner Rempel, priorizar a área no seu plano de governo. “A melhoria nos serviços públicos de saúde de Santa Maria passa, obrigatoriamente, pela humanização do atendimento, desde a recepção nas unidades básicas de saúde até o atendimento médico. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde”, comenta Werner. A principal bandeira do candidato é propor a criação da Fundação Municipal de Saúde de Santa Maria, para, em consonância com o Conselho Municipal de Saúde, formular os princípios e diretrizes da política municipal de saúde e exercer todas as atribuições municipais da área de saúde, de acordo com a Lei Orgânica do município.
O candidato do PPL destaca que é preciso cuidar bem de Santa Maria e, por isso, vai focar na qualificação e melhora dos modelos de atenção à saúde básica, com atividades na promoção, prevenção e recuperação em saúde. Outra meta é realizar programas especiais para a criança, a mulher, o homem e os idosos, com atendimento acolhedor e integral ao cidadão, dando continuidade ao Plano Municipal de Saúde de Santa Maria 2013-2017. “Queremos garantir a transparência da gestão, através da participação ativa dos diversos atores sociais responsáveis pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população. Pretendemos melhorar a relação entre os órgãos de controle interno e externo do sistema com o controle social”, enfatiza Werner.
Assim, o principal objetivo é estabelecer ações eficientes e efetivas, focando na gestão da qualidade que garanta uma saúde pública sustentável que atenda às necessidades da população. “Temos uma equipe de profissionais competentes na área da saúde no município, que merecem ser bem remunerados”, relata Werner.
Fundação é o tudo que a cidade não precisa, sai dinheiro da atividade fim e vira salário para ocupantes de cabides.