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CIDADE. Sobram multas a quem estaciona de forma irregular ou perturba o sossego. São os dados oficiais

Dados divulgados em reunião no GGI. Nos últimos seis meses, Brigada Militar atendeu 327 ocorrências por conta do desassossego público
Dados divulgados em reunião no GGI. Nos últimos seis meses, Brigada Militar atendeu 327 ocorrências por conta do desassossego público

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nos últimos dois meses a Prefeitura, por meio das secretarias de Município de Mobilidade Urbana (SMU) e Desenvolvimento Urbano (SDU), vem intensificando a fiscalização de estacionamento irregular e de perturbação do sossego público em Santa Maria. O resultado, conforme levantamento realizado pela SMU, foram 560 veículos notificados somente por estes dois atos infracionais, em pelo menos três regiões da cidade, onde incidência de reclamações quanto a perturbação ocorre em maior número. Ja a SDU informou que vem realizando, de forma sistemática, a fiscalização dos horários de funcionamento de bares e similares nestes locais.

Da mesma forma, a Brigada Militar (BM) revelou que a perturbação do sossego está entre as cinco maiores demandas que chegam ao telefone 190. Somente no primeiro semestre de 2016 os atendimentos gerados pelo número de emergência relacionados ao ruído excessivo em via pública resultaram no registro de 327 ocorrências. Os balanços da BM e da Prefeitura foram apresentados na manhã desta quinta-feira (18), durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

O encontro de representantes dos órgãos de segurança pública, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e União das Associações Comunitárias (UAC), contou com a participação de moradores de regiões cidade onde os problemas relacionados à perturbação do sossego e segurança ocorrem com maior frequência. Eles fizeram um relato aos integrantes do GGI-M e pediram apoio das instituições para a busca de uma solução.

O prefeito Cezar Schirmer coordenou a reunião que teve início às 9h, na Sala do Colegiado Pleno do GGI-M. Após ouvir os depoimentos dos moradores do entorno das Ruas Serafim Valandro e Venâncio Aires; e das avenidas Medianeira e Ângelo Bolson, o chefe do Executivo passou a palavra ao secretário da SMU, Sílvio Souza, e ao secretário adjunto da SDU, Beloyannes de Pietro Júnior, que apresentaram as ações e os números relacionados à fiscalização..

Em seguida, foi a vez do representante da OAB Seccional/SM, Daniel Toneto, fazer o uso da palavra. Ele defendeu a intensificação das fiscalizações, tanto por parte dos setores de trânsito e posturas, quando por parte da Polícia. Já o comandante do CRPO Central da BM, coronel Vornei Mendonça, citou que uma maior resolutividade passa pela rotina de ações e sinergia com o Ministério Público (MP) e Justiça, que devem ser chamados à cooperação. Da mesma forma, citou que a questão de veículos com som alto e grande aglomeração de pessoas em via pública são situações que mudam a cada dia, migrando para diferentes locais do município.

Ao final da reunião, o prefeito Cezar Schirmer determinou a formação de um Grupo de Trabalho (GT), com a participação da OAB, BM, Prefeitura e demais órgãos e instituições ligadas à segurança e fiscalização. O GT irá formatar as ações e novas diretrizes de abordagens que serão intensificadas nas próximas semanas, com o objetivo de resguardar a ordem, segurança e tranquilidade dos moradores das áreas citadas e outras regiões da cidade, como na Avenida Fernando Ferrari.

O GGI-M é a instância colegiada de ações integradas de prevenção e enfrentamento da criminalidade. Reúne autoridades da segurança pública das esferas Municipal, Estadual e Federal, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Promotoria Pública, Justiça, Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Susepe, Vara de Execuções Criminais (VEC), Bombeiros, União das Associações Comunitárias (UAC) e lideranças empresariais da cidade.

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