Destaque

REGIONAL. Movimento em Defesa do SUS ocupa o Hospital. Querem abertura e definição sobre a gestão

Neste sábado, a Brigada Militar foi até o Hospital e conversou com os manifestantes. Não havia, ainda, previsão de reintegração de posse
Neste sábado, a Brigada Militar foi até o Hospital e conversou com os manifestantes. Não havia, ainda, previsão de reintegração de posse

Por JOYCE NORONHA (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), do jornal A Razão

O Movimento em Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) segue ocupação em parte do pátio do Hospital Regional, ato que começou por volta das 2h30 da madrugada deste sábado (13). Ao jornal A Razão, os ocupantes não se identificaram. Eles comentaram que organizam … uma aula pública, no local, sobre a precária situação da Saúde, principalmente do SUS…

Segundo um dos ocupantes, as reivindicações do movimento são: a definição sobre a abertura do Regional, a definição sobre o caráter de gestão do complexo hospitalar, e a defesa de que o atendimento no hospital seja 100% SUS. Os manifestantes reforçam que querem uma resposta por escrito do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Os ocupantes explicam que o “Defesa do SUS” é um movimento nacional, formado por pessoas que lutam por melhores condições de atendimento pelo Sistema Único.

ACOMPANHAMENTO DA POLÍCIA

Enquanto a reportagem de A Razão estava no local, um carro da Brigada Militar (BM) chegou ao Regional. Três agentes da BM desceram do veículo e conversaram com os manifestantes. Durante o diálogo, os ocupantes comentaram que não têm interesse em “avançar mais no espaço físico” da ocupação.

Capitão Edimilso da BM relatou aos manifestantes que, conforme informação que a Brigada tem, a Secretaria de Saúde do Estado já está ciente da ocupação e das reivindicações do movimento. À reportagem, o oficial pontuou que neste momento não há previsão de reintegração de posse. “Existe sempre a possibilidade. Não podemos adiantar as coisas. Por hora, estamos conversando com eles (ocupantes) e a situação está sendo tratada da melhor forma possível”, observou o capitão.

Os policiais perguntaram ao ocupantes o que seria necessário para a saída deles do pátio do Regional. A resposta não foi muito clara. “Queremos este documento assinado pelo Gabbardo. Se tivermos isso, depois vamos avaliar se ficamos ou saímos”, disse um dos manifestantes ao capitão Edimilso.

4ª CRS DIZ QUE NÃO FALA PELO SECRETÁRIO

O coordenador adjunto da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Moacir da Rosa Alves, relata que esteve na manhã de hoje (sábado) com os ocupantes, mas não garantiu que o secretário estadual vá cumprir com a exigência do Movimento. “O Gabbardo não negocia com invasores de nenhuma natureza. Nada será entregue por escrito”, defendeu.

…“Não posso assumir responsabilidades em nome do secretário. Vou lá para ver se eles vão nos entregar um documento com as reivindicações e depois vamos encerrar esta conversa”, afirmou o coordenador adjunto.

Contudo, ele destaca que a 4ª CRS convida os manifestantes a fazerem uma visita na sede da Coordenadoria. “Convido os representantes do movimento, a comparecerem de forma ordeira, na 4ª CRS para conversarmos melhor. Por hora, vamos sugerir que desocupem um espaço público que não está adequado para receber este tipo de manifestação”, comentou Moacir.

O Hospital foi concluído em junho deste ano, mas ainda não há definição sobre quem vai administrar o complexo e nem sobre a compra de equipamentos. O secretário adjunto estadual de Saúde, Francisco Zancan Paz, disse, em visita a Santa Maria, em julho deste ano, que o Estado pretende abrir o complexo hospitalar até o final de 2016.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Partidinho aquele esteve 13 anos no poder e o “Movimento de Defesa do SUS” estava onde? Alás, o sistema melhorou neste tempo ou foram só anúncios e estatísticas frias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo