CampanhaEleições 2016JornalismoMídia

CAMPANHA. Candidatos preteridos no debate da RBS gravam vídeo conjunto e tornam público seu protesto

Alcir Martins e Werner Rempel gravaram o vídeo disponível aqui e nas redes sociais. Querem sensibilizar também os outros partidos
Alcir Martins e Werner Rempel gravaram o vídeo disponível aqui e nas redes sociais. Querem sensibilizar também os outros partidos

Sem Paulo Weller, do PSTU, que, porém, é também solidário à ideia, os candidatos Werner Rempel (PPL) e Alcir Martins (PSOL) gravaram um video conjunto na tarde passada, no Parque Itaimbé, e também divulgaram uma nota conjunta.

O objetivo é tornar público seu protesto, além de tentar sensibilizar a opinião pública (e os outros partidos) e pressionar para que a RBS-TV reveja sua posição de não convidar o trio para participar do debate dos prefeituráveis, marcado para 29 deste mês. O video (veja abaixo) já começou a ser reproduzido nas redes sociais.

A decisão da emissora de televisão é inatacável, do ponto de vista legal. No entanto, trata-se de um ataque à democracia, que pressupõe o livro confronto das ideias. Torna-se ainda mais exotica a decisão, na medida em que a Associação dos Veículos de Comunicação, do qual a RBS-TV faz parte, realizou debate dos candidatos sem restrição a quaisquer deles. Mais: a entidade, que tem a emissora como uma de suas integrantes, promove nesta sexta, na Cacism (parceira no projeto), um debate entre os candidatos a vice, também com a presença dos oito concorrentes.

AQUI VOCÊ CONFERE A NOTA DOS CANDIDATOS:

A RBS não decide por nós, queremos um debate sem censura!

Nós não concordamos, não compartilhamos das mesmas ideias e, por isso mesmo, devemos debater, para que o eleitor saiba o que diferencia os candidatos e suas propostas, para que o eleitor possa fazer a sua escolha conhecendo as suas opções.

Porém, nesse final de semana, soubemos que a RBS TV Santa Maria decidiu não convidar o PPL, PSOL e o PSTU para o debate final da campanha, no dia 29 de setembro. Com isso, a RBS interfere diretamente no processo democrático das eleições, decidindo pelo eleitor quem deve e quem não deve ser ouvido.

E esta é uma posição exclusiva da RBS, já que todos os meios de comunicação e entidades de Santa Maria que organizaram debates até agora foram absolutamente democráticos e convidaram todas as candidaturas.

É bom lembrar que a RBS TV é uma concessão pública de TV e que, como tal, tem deveres para com a sociedade. Ao censurar o último debate eleitoral, aquele que sabidamente atrai mais a atenção do eleitorado, a RBS TV Santa Maria desrespeita o eleitorado santa-mariense e não cumpre com o seu principal dever: o de informar o cidadão. Diz que ele não tem direito a ouvir a todos os candidatos e não dá voz a parte da população que se sente representada pelas nossas ideias.

Para nós, debate sem todas as alternativas não é debate. Se a RBS mantiver a sua censura ao debate democrático, o que vai acontecer no dia 29 de setembro não será um debate, mas um encontro de cartas marcadas no qual quem dá as cartas é a RBS.

Mas sabemos que os outros partidos envolvidos nesta eleição são comprometidos com a democracia e a pluralidade de ideias além de terem suas próprias plataformas e propostas e que por isso não teriam medo de responder às nossas perguntas na televisão.

Por isso convidamos todos os partidos envolvidos nessa eleição a se manifestarem contra a censura no debate da RBS TV Santa Maria e a favor da democracia e da pluralidade de ideias.
Participe dessa corrente que é proposta por nós mas que deve ser abraçada por todas as candidaturas e pela sociedade contra a interferência da RBS nas eleições.”

E AQUI VOCÊ CONFERE O VÍDEO EM QUE ALCIR E WERNER SE MANIFESTAM:

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo